Sérgio Amaral afirma que acordo União Europeia e Mercosul vai se concretizar

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia une um mercado de 780 milhões de consumidores e 25% da economia mundial. Levou aproximadamente 20 anos sendo costurado pela diplomacia de 32 diferentes países. O acerto eliminará tarifas de cerca de 90% dos produtos comercializados entre os blocos em um prazo de 15 anos.

 

De acordo com Sérgio Amaral, ex-embaixador do Brasil na França, a iniciativa está prestes a se concretizar. O diplomata participou no dia 27 de novembro, da semana de comemoração dos 120 anos da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP). Segundo Amaral, há forças para manter o protecionismo e garantir suprimentos, mas também há forças que pedem a abertura e acreditam que não haverá recuperação econômica sem a abertura do comércio.

 

O diplomata também destacou a iniciativa da UE de vender 225 bilhões de euros em títulos verdes como parte do fundo de recuperação da pandemia de 750 bilhões de euros como mais uma prova da relevância global das ações em prol do meio ambiente. Segundo Amaral, a imagem do Brasil no exterior não é boa. Para ele, o País está nadando contra a corrente e precisa voltar a ter uma postura comprometida com o desenvolvimento sustentável.

 

A eleição de Joe Biden, nos Estados Unidos, muda substancialmente o cenário global, segundo Amaral. O diplomata afirmou que haverá um esforço do novo presidente em superar a atual divisão que há na sociedade e no senado.

^