Solução Industrial IoT da Capgmenini auxilia BHGE

A Capgemini ajudou com sucesso a Baker Hughes, empresa do Grupo GE (BHGE).  A empresa ajudou a criar e implementar uma solução Industrial IoT (Internet of Things).  A solução Industrial IoT da Capgmenini reúne dados de todos os dispositivos e máquinas de fabricação. Entre elas, máquinas-ferramentas, fornos, guindastes e o MES (Sistema de Execução de Fabricação).

Além disso, a solução da associada da CCIFB-SP fornece aos operadores e engenheiros um novo nível de percepção. A solução também permite ajustar a produção a qualquer momento.

Nos últimos anos, o setor de petróleo e gás passou por uma transformação significativa. A transformação obrigou os principais players e clientes a examinar de perto como estão fazendo negócios.

Como o primeiro e único fornecedor mundial completo de produtos, serviços e soluções digitais integrados de campos petrolíferos, a BHGE Turbomachinery & Process Solutions (TPS) queria melhorar a produtividade e a visibilidade de seu processo de fabricação. O objetivo da empresa era  manter seu papel de liderança em um setor altamente competitivo, o da indústria de petróleo e gás. Além disso, a empresa queria ter a capacidade de tomar decisões e gerenciar a produção em tempo real. Esse gerenciamento seria realizado com base nos dados extraídos de todos os dispositivos e máquinas relevantes.

Para tal, a BHGE buscou uma tecnologia digital moderna. Assim, colaborou com uma organização que possuía um entendimento suficientemente profundo da manufatura digital e do MES. A colaboração, no entanto, permitiu criar e implementar uma solução poderosa.

A Capgmenini

A Capgemini possui um amplo conhecimento da tecnologia de chão de fábrica e um histórico bem estabelecido em soluções de fabricação digital. Após uma análise aprofundada dos processos de fabricação existentes da BHGE, as duas organizações concordaram em utilizar a metodologia agile e exclusiva da Capgemini para conectar a Tecnologia da Informação (TI) e a Tecnologia Operacional (OT) em uma única solução. Como resultado, a BHGE e a Capgemini conceberam uma solução inovadora de Solução Industrial IoT.

“Juntamente com a BHGE, formamos uma equipe forte e com uma abordagem colaborativa para transformar seus processos de chão de fábrica. Por meio de nossos serviços de manufatura e engenharia digital, combinamos nossa profunda experiência em IoT e produtos conectados, engenharia inteligente e manufatura digital para gerenciar com a BHGE a convergência dos mundos físico e digital, criando o que na Capgemini chamamos de `indústria inteligente’”, explica Lalit Khandelwal, Head da unidade de mercado industrial e Executive Sponsor da BHGE na Capgemini.

Benefícios da Solução Industrial IoT da Capgemini

Com a Solução Industrial IoT da Capgmenini , todas as máquinas nas fábricas da BHGE TPS na Itália agora estão conectadas em uma rede que compila dados para gerar um relatório abrangente sobre o estado do processo de produção. A solução extrai em várias fontes de dados, incluindo máquinas-ferramentas, fornos, guindastes, o MES e o CMMS (Computerized Maintenance Management System) para criar uma visão geral do chão de fábrica. Isso garante uma cobertura completa e uma visão total do desempenho das máquinas, que pode ser compartilhada com sistemas externos.

Ao conectar dispositivos e máquinas de fabricação, a Capgemini também implementou processos padronizados em toda a área comercial da BHGE TPS de Florença (Itália), alinhando todas as plantas a um padrão comum de operação. Como resultado, os operadores não precisam mais enfrentar os desafios específicos do local que podem responder a interrupções de maneira uniforme, aumentando substancialmente a velocidade e a eficácia de seus ajustes.

“Esta solução permite que todos os nossos diferentes equipamentos conversem entre si. Além disso, é possível que estes forneçam dados em tempo real. Esses dados servirão para que tomemos as decisões corretas e aumentemos a eficiência. Ele trouxe muitas vantagens, como uma capacidade aprimorada devido à redução do tempo de downtime, aumento do tempo de uptime, ganhos de produtividade e otimização líquida de capital fixo. Por exemplo, em Florença, onde a principal linha de produção é composta por 94 máquinas, evitamos 26 mil horas de inatividade em apenas cinco meses”, disse Davide Marrani, vice-presidente global de supply chain, turbomáquinas e soluções de processos da BHGE.

Capgemini recebe propriedade do projeto IP

Após o sucesso da Solução Industrial IoT da Capgmenini, as duas organizações concordaram em transferir a propriedade do projeto IP para a Capgemini. No entanto, ao fazê-lo, a organização executou seu princípio básico de design, operação e transferência. A BHGE e a Capgemini agora continuarão a desenvolver a solução adicionando a mais avançada tecnologia de IoT e Big Data. Assim, reforçará o sucesso já substancial. Além de garantir, ao mesmo tempo, que a manufatura da BHGE opere em uma infraestrutura ainda mais eficaz.

 

Fonte: Infor Channel

^