Soluções novas e rápidas aumentam chances de sucesso e diminuem riscos nas organizações

Se no século passado a dinâmica das organizações poderia ser comparada a uma máquina, agora ela é entendida como um organismo vivo.  O ambiente de trabalho está em constante transformação e dessa forma, não é possível prever um futuro muito distante. “A melhor forma de minimizar o risco e ter sucesso é adotar a incerteza e ser rápido em tentar soluções novas”, afirma Agostino Carletti, sócio fundador da Dynamica Consultoria.

O gerenciamento de mudanças nas organizações foi tema da Comissão de Educação Superior e Executiva da Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo, realizada no dia 11 de março. Na ocasião, Fabiano Sannino, presidente da ACMP Brasil, dividiu com os participantes os objetivos e resultados da empresa. A associação é dedicada ao crescimento profissional dos indivíduos e à eficácia das organizações no avanço da disciplina de gerenciamento de mudanças, que engloba instituições comerciais, governamentais, sem fins lucrativos e educacionais.

Daniel Druwe Araujo, sócio diretor da T2People, explicou que a discussão das  macro-mudanças no nível da gestão estratégica e o entendimento dos seus requisitos e impactos sobre a organização alinha as iniciativas e projetos na origem, resolve eventuais conflitos de interação e alocação de recursos. “Além disso, garante que a direção esteja consciente e engajada na promoção dessas transformações e que haja coerência no longo prazo, que apesar de ser característica obrigatória, não é tão frequente no nível de iniciativas e projetos”, ressalta Araujo.

Dinâmica de grupo

Ao fim do encontro, Agostina Carletti e a professora Lyrian Faria, especialista em gestão estratégica da comunicação organizacional e relações públicas, realizaram uma dinâmica com os empresários participantes. Após uma exposição sobre a importância de processos mais ágeis e dinâmicos dentro das instituições, os presentes foram divididos em grupos e receberam um desafio: desenvolver mapas mentais e depois compartilhar com os demais. A técnica sugerida foi a do brainstorming.

^