Webinar em formato de perguntas & respostas destacou dicas por meio da troca de experiências e interação
Com uma proposta de interação e compartilhamento de conteúdos, o webinar promovido pelas Comissões Digital, Jurídica e de RH na última terça-feira (13/10) destacou dicas e promoveu a troca de experiências sobre trabalho na era pós-Covid-19. Os participantes inscritos receberam previamente um guia exclusivo da CCI França-Brasil para auxiliar a enfrentar os desafios do período atual e puderam encaminhar suas dúvidas, abordadas durante o evento em formato de um bate-papo com perguntas & respostas.
Patrícia Grabowsky, Head de Inovação na Subsea 7 Brasil, destacou dois questionamentos para guiar as discussões. O primeiro sobre a permanência do foco das empresas na transformação digital no período pós-pandemia, e o segundo sobre a adaptação dos encontros, que não podem mais ser presenciais, para gerar inovação.
“Utilizamos o termo serendipidade sob a perspectiva de expressar o encontro casual para gerar novas ideias que possivelmente podem ser executadas e gerar inovação. Com a pandemia foi necessário revisitar essa prática”, afirmou.
A especialista ainda orientou que é preciso analisar a necessidade de digitalização dos processos das empresas caso a caso. “O digital é um meio, o objetivo não é se digitalizar, mas avaliar como a digitalização pode ser mais eficiente e melhorar as relações de trabalho.”
A pandemia e o trabalho remoto
Jacques Métadier, Consultor de RH, destacou os desafios atuais e a complexidade para implantar uma cultura de home office assegurada por uma legislação. “Na realidade não estamos em home office, mas em pandemia. O que estamos enfrentando hoje é um trabalho remoto adaptado, para o qual ainda falta ter um olhar mais preciso do lado jurídico para ser regulamentado. Para as empresas, os desafios são muitos em termos de cultura, equipe trabalhando à distância, benefícios a serem implementados e a nova relação com colaboradores”, alertou.
Para Felipe Mello, Diretor Jurídico e Compliance na Michelin América do Sul, é importante ressaltar que mesmo as empresas que optem por desenvolver uma operação 100% em home office, é preciso ter um registro de espaço físico, pois “o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica ainda têm que estar atrelado a um endereço físico que possa abrigar as atividades registradas pelo CNPJ discriminado pela empresa e promover segurança a consumidores”, pontuou o advogado.
O evento foi mediado por Xavier Leclerc, coordenador da Comissão Digital, Curador e Diretor de vendas da MOX Digital, empresa realizadora do .Futuro I Rio.
Para acessar o Guia Trabalho na era pós-Covid-19 faça seu login de associado e visite a área de Publicações do nosso site.