Trabalho na era pós-Covid-19: como se organizar e se posicionar

Webinar em formato de perguntas & respostas destacou dicas por meio da troca de experiências e interação


Com uma proposta de interação e compartilhamento de conteúdos, o webinar promovido pelas Comissões Digital, Jurídica e de RH na última terça-feira (13/10) destacou dicas e promoveu a troca de experiências sobre trabalho na era pós-Covid-19. Os participantes inscritos receberam previamente um guia exclusivo da CCI França-Brasil para auxiliar a enfrentar os desafios do período atual e puderam encaminhar suas dúvidas, abordadas durante o evento em formato de um bate-papo com perguntas & respostas. 

Patrícia Grabowsky,  Head de Inovação na Subsea 7 Brasil, destacou dois questionamentos para guiar as discussões. O primeiro sobre a permanência do foco das empresas na transformação digital no período pós-pandemia, e o segundo sobre a adaptação dos encontros, que não podem mais ser presenciais, para gerar inovação.  

“Utilizamos o termo serendipidade sob a perspectiva de expressar o encontro casual para gerar novas ideias que possivelmente podem ser executadas e gerar inovação. Com a pandemia foi necessário revisitar essa prática”, afirmou. 

A especialista ainda orientou que é preciso analisar a necessidade de digitalização dos processos das empresas caso a caso.  “O digital é um meio, o objetivo não é se digitalizar, mas avaliar como a digitalização pode ser mais eficiente e melhorar as relações de trabalho.”


A pandemia e o trabalho remoto

Jacques Métadier, Consultor de RH, destacou os desafios atuais e a complexidade para implantar uma cultura de home office assegurada por uma legislação. “Na realidade não estamos em home office, mas em pandemia. O que estamos enfrentando hoje é um trabalho remoto adaptado, para o qual ainda falta ter um olhar mais preciso do lado jurídico para ser regulamentado. Para as empresas, os desafios são muitos em termos de cultura, equipe trabalhando à distância, benefícios a serem implementados e a nova relação com colaboradores”, alertou. 

Para Felipe Mello, Diretor Jurídico e Compliance na Michelin América do Sul, é importante ressaltar que mesmo as empresas que optem por desenvolver uma operação 100% em home office, é preciso ter um registro de espaço físico, pois  “o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica ainda têm que estar atrelado a um endereço físico que possa abrigar as atividades registradas pelo CNPJ discriminado pela empresa e promover segurança a consumidores”, pontuou o advogado. 

O evento foi mediado por Xavier Leclerc, coordenador da Comissão Digital, Curador e Diretor de vendas da MOX Digital, empresa  realizadora do .Futuro I Rio.  

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