Transformação digital: Edenred Brasil atinge meta de ser 100% digital

A transformação digital revolucionou o modo de empresas se relacionarem com seus clientes e fazerem negócios. Para se adaptar à nova era, líderes de empresas devem adotar estratégias de modo a adaptar suas companhias e melhor satisfazerem seus consumidores.

Estudos comprovam que a satisfação do cliente em relação à uma marca pode ser claramente associada à qualidade do atendimento prestado ao cliente. A experiência do consumidor é tão relevante que, cerca de 40% não retornam à loja caso a experiência de compra não tenha sido satisfatória, não importando o canal de compra.

Alinhada à esta realidade, a Edenred Brasil não mediu esforços para atingir sua meta e se tornar 100% digital.

Uma empresa focada em pessoas: Conheça a Edenred

A Edenred é uma empresa francesa líder mundial em soluções transacionais para empresas, empregados e comerciantes. Há mais de 50 anos no mercado, a companhia faz parte do renomado portfólio de empresas associadas à Câmara de Comércio França-Brasil São Paulo (CCIFB-SP).

No Brasil, a Edenred é detentora de conceituadas marcas, como Ticket®, Ticket Log®, Repom®, e Edenred Soluções Pré-Pagas

Focada em pessoas, a Edenred busca inovar constantemente para construir conexões bem-sucedidas, que beneficiem a todos os envolvidos.

Digitalizar processos foi essencial para jornada de transformação digital da Edenred 

Para concluir sua jornada de transformação digital e alcançar o objetivo de ser uma empresa totalmente digital, a Edenred digitalizou todos os seus processos de atendimento, do consumidor aos estabelecimentos credenciados. 

Essa digitalização fez com que, hoje, o grupo some 130 mil empresas-clientes, mais de 7 milhões de usuários e mais de 330 mil estabelecimentos credenciados.

Além disso, a digitalização dos processos de atendimento reduziu o tempo de credenciamento no estabelecimento. Antes, o tempo entre as trocas de documentos era de 14 dias. Agora, é preciso esperar apenas 4 dias para o processo. A redução de tempo, portanto, proporcionou maior escalabilidade e retorno para as áreas de negócios.

Expansão do uso de robôs e o fim da era do papel na Edenred Brasil

Um avanço relevante que contribuiu para a transformação digital da Edenred no Brasil foi a expansão do uso de robôs de atendimento (tecnologia RPA – automação robótica de processos).

Inicialmente implementado na área de service desk da empresa, o RPA evoluiu para outras áreas, como a área de recursos humanos, que criou um chatbot para melhor atender seus colaboradores. Hoje, o RPA atende cerca de 2 mil colaboradores em atividades como marcação de férias, atualização de certificações e inserção de dependentes.

A Edenred explica que a companhia está usando a tecnologia de RPA para agilizar a conferência das informações que são repetitivas com processos padronizados e maduros, diminuindo, portanto, o custo da mão de obra. O resultado foi bastante expressivo: 160 horas de trabalho foram liberadas. O valor equivale a uma economia de 2 a 3 funcionários a menos em uma tarefa.

A expansão do uso de robôs de atendimento também permitiu que a empresa se tornasse paperless, eliminando o uso de papel em suas transações. Criada em 2015, com a Agente Virtual Edenred (EVA), a companhia já registrou mais de 2,2 milhões de atendimentos. A ferramenta digital, que utiliza recursos de inteligência artificial, tornou as interações 35% mais ágeis, se comparadas com as da central de atendimento O valor equivale a um índice de 92% de eficiência e soma 310 unidades de conteúdo. 

Adaptar uma empresa à transformação digital exige estratégias

Levar os benefícios da sua própria transformação digital aos seus clientes e parceiros sempre foi um dos principais desafios para a Edenred. 

Ser uma empresa digital exige uma estratégia mundial. Porém, também é preciso implementar estratégias locais nos países sob sua responsabilidade. 

Desse modo, anualmente, responsáveis pelos países onde a companhia atua, se reúnem para trocar experiências e conhecer as diretrizes da corporação.

Edenred Brasil prevê iniciativas inovadoras

Além disso, a Edenred implementou uma estratégia para rápido crescimento da empresa (fast forward), que além do crescimento orgânico, prevê uma série de iniciativas com foco em inovação. Essas, no entanto, consistem em atrair startups e na realização de hackathons, projetos que possam resultar em boas ideias e inovações alinhadas com as áreas de negócios da Edenred.

Entre os projetos inovadores do grupo francês está o Edenred Connect. Criado em 2018, o programa consiste em um programa de aceleração de startups.

O processo de aceleração, com duração de cinco meses, prevê a imersão em aspectos, como estratégias de usabilidade do projeto, horas de mentoria de diretores do grupo e workshops. Esses aspectos terão como foco as necessidades apresentadas pelas startups, como por exemplo, planejamento estratégico, gestão de recursos humanos, marketing digital e análise de dados.

As iniciativas inovadoras da Edenred possuem grande potencial para contribuir com soluções inéditas ou na melhoria efetiva dos processos, produtos e serviços da empresa. Essas, também agregarão valor e irão incorporar força e agilidade aos negócios da empresa. 

CCIFB-SP aplaude conquistas da Edenred Brasil e estimula a transformação digital em empresas 

Assim como as demais unidades da Câmara de Comércio França-Brasil, a CCIFB-SP visa estreitar relações entre a França e o Brasil. Como por exemplo, as relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, científicas e culturais. Para isso, as unidades da CCIFB contam com um série de comissões. Cada uma delas formada por profissionais experientes no mercado.

Desse modo, a CCIFB-SP aplaude a conquista de sua associada se tornar uma empresa 100% digital e vê a conquista como inspiração para outras empresas migrarem seus processos de atendimento para soluções digitais e multiconectadas.

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