Veja como a LGPD vai afetar a sua empresa e aprenda boas práticas com o case do Carrefour no Brasil

Ao mesmo tempo em que as empresas estão lidando com os desafios da crise do COVID-19, as ações em prol da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) não podem ser esquecidas. Para debater os impactos e as boas práticas de implementação, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP) realizou live, no dia 16 de julho, com José Ziebarth, diretor do Ministério da Economia, Fernando Santiago, sócio fundador do Chenut Oliveira Santiago Advogados Associados e Jerome Mairet, diretor de Riscos e Compliance do Grupo Carrefour no Brasil. A última live realizada pela entidade foi com Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, veja aqui.

De acordo com Ziebarth, os principais elementos que a LGPD deve trazer é, em primeiro lugar, a segurança jurídica. Segundo ele, não há nada mais essencial para as empresas e para os cidadãos. Para isso, apontou a falta de conhecimento sobre a própria LGDP por parte dos empreendedores, investidores e empresários. O diretor sinalizou como segundo elemento, a inserção da economia brasileira no cenário global, com uma economia digital e de dados. O terceiro elemento, segundo ele, é ter definições claras sobre as áreas, com a emissão de regras claras para o mercado.

Sobre os desafios que estão e precisam ser enfrentados, Ziebarth destacou a privacidade de dados de crianças e a importância do amplo diálogo com todos os agentes envolvidos e impactados com a LGPD. Diante de cenário, Santiago, ressaltou que o Brasil está bem atrasado mesmo quando comparado com países da América Latina como, por exemplo, Argentina. Disse também que um dos grandes desafios das organizações hoje é iniciar o processo de forma efetiva.

Para ajudar as empresas que ainda não começaram ou as que estão iniciando os processos, Jerome Mairet enfatizou que a aplicação da LGPD não tem um início e um fim, pois as ações são contínuas e vão precisar de uma governança e de um time multidisciplinar que cuide de tudo ao longo do tempo. Segundo ele, o principal desafio é fazer com que toda a empresa esteja consciente sobre a importância dos dados. E compartilhou uma dica: para dar certo, o porta-voz precisa estar totalmente engajado.

Entre as principais ações realizadas pelo Carrefour no Brasil, Mairet destacou: identificar todos os dados que a organização reuniu, entender a finalidade dos dados solicitados e ter certeza de que os dados foram concedidos com clareza pelo titular. Mairet enfatizou que a mudança de mindset é essencial e que hoje o dono do dado não é a empresa e sim o titular.

^