Comissões de Trabalho – Rio de Janeiro

Para mais informações, entre em contato conosco: comunicacaorj@ccfb.com.br ou eventosrj@ccfb.com.br

Comissões do Rio de Janeiro: Arte de Viver; Comunicação Empresarial & Marketing; Digital; Energia; Governança Corporativa; Jurídica; PD&I; Responsabilidade Social Empresarial; RH e Formação Profissional; Saúde; Sustentabilidade; Tributação e Finanças; Segurança.

Confira os detalhes das atuais comissões do Rio de Janeiro:

Arte de Viver

  • A expressão “Arte de Viver” é cada vez mais associada à qualidade de vida e à possibilidade de vivenciar experiências únicas e customizadas, orientadas por valores de sustentabilidade, aliando tradição e inovação. A França é referência frente a essas mudanças, e tem como carros-chefe seus setores de gastronomia, hotelaria, luxo e artes em geral. Como já incorporado no histórico das relações França e Brasil, o Brasil – e particularmente o Rio de Janeiro – abraçou essas referências, adicionando seu toque. São sabores, cores e texturas como diferencial na gastronomia internacional. O clima e influências tropicais agregam valor à oferta turístico-hoteleira. A diversidade estética e a alegria de sua população estão unidas pelo amor à beleza, em todas as suas traduções – moda, cosmética, música, cinema. Essa é a proposta da Comissão Arte de Viver: celebrar e fortalecer, através da economia criativa, a riqueza e o potencial catalisador de ações colaborativas entre a França e o Brasil nesses segmentos.

 

Comunicação Empresarial & Marketing

  • O objetivo desta comissão é promover, por meio de encontros com profissionais do ramo, debates sobre a importância da comunicação empresarial e da relação imagem/produto/cliente final, visando, sobretudo, o desenvolvimento dos negócios franco-brasileiros.  Buscamos ainda estudar a vinculação da comunicação institucional às novas fórmulas de marketing ligadas à responsabilidade social das empresas com o meio ambiente e com a educação.

 

Energia

  • Esta comissão, que reúne executivos das maiores empresas francesas e brasileiras atuantes no segmento de energia, tem como objetivo  compartilhar análises e informações setoriais, regulatórias, macroeconômicas e conjunturais, visando uma melhor compreensão do mercado e interagindo quando necessário com as autoridades e atores-chave do mundo energético. As reuniões são realizadas no mínimo três a quatro  vezes ao ano, em presença de convidados de destaque.

 

Governança Corporativa

  • A fim de contribuir para incorporação dos conceitos de governança corporativa junto às empresas associadas à CCIFB, esta comissão trabalha em estreita parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), que tem por objetivo o aprimoramento do padrão de governança nos grupos estabelecidos no Brasil para seu sucesso e perpetuação. A boa governança corporativa assegura aos sócios e acionistas das empresas equidade, transparência e prestação de contas (accountability).

 

Digital

  • Tem como objetivo promover a troca de experiências e soluções no campo da inovação atrelada às tecnologias digitais. A comissão busca proporcionar conexões entre startups do mundo digital e o ecossistema empresarial franco-brasileiro, contribuindo para fomentar parcerias e aprimorar modelos de negócio.

 

Jurídica e Propriedade Intelectual

  • Coordenador: Bernardo Lúcio Mendes Vianna
  • Empresa: Vieira Rezende Advogados
  • E-mail: bmendesvianna@vrbg.com.br
  • Telefone: (21) 2217-2863
  • O objetivo desta comissão é reunir os profissionais da área e discutir assuntos da atualidade jurídica, com a presença de convidados e especialistas. São realizadas reuniões mensais com temas baseados nas sugestões e solicitações das empresas associadas.

 

RH e Formação Profissional

  • Coordenador: Paulo Sardinha
  • Empresa: Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro
  • E-mail: paulo.sardinha@abrh.org.br
  • Esta comissão visa identificar temas que sejam de interesse da comunidade de profissionais da área de Recursos Humanos e promover palestras externas que gerem o compartilhamento do conhecimento.   A ideia é servir a comunidade empresarial integrante da Câmera de Comércio, criando eventos que possibilitem a troca de experiências e soluções.

 

Responsabilidade Social Empresarial

  • A Comissão de Responsabilidade Social Empresarial da CCI França-Brasil do Rio de Janeiro é um grupo de trabalho criado para promover debates, conectar redes de cooperação e compartilhar expertise a partir de inciativas colaborativas no âmbito do desenvolvimento sustentável e da diversidade.

 

Saúde

  • A Comissão de Saúde, Meio Ambiente, Qualidade e Segurança da CCFB-RJ foi criada para auxiliar as empresas e os funcionários ligados à Câmara de Comércio França-Brasil a desenvolver programas para melhorar a saúde, o bem-estar e a performance dentro e fora das empresas. Tem por objetivo definir e propor programas de prevenção primárias e secundárias, coletivas ou individuais, além de organizar eventos que possibilitem a troca de experiência, ideias e soluções.

 

Sustentabilidade

  • Criada em 2016, a comissão reúne representantes de diferentes empresas envolvidas nas problemáticas de sustentabilidade com o objetivo de refletir, compartilhar experiências e unificar forças para maior influência perante os poderes públicos. As reuniões são realizadas, minimamente, três vezes por ano para trocar ideias, definir temáticas a serem tratadas em eventos (palestras, seminários) e avaliar decisões frente a ações concretas e/ou projetos em comum.

 

Tributação e Finanças

  • Coordenador: Hermano A. C. Notaroberto Barbosa
  • Empresa: BMA – Barbosa Müssnich Aragão Advogados
  • E-mail: hermano@bmalaw.com.br
  • Esta comissão tem por objetivo promover a análise e discussão de temas tributários e financeiros, bem como práticas relativas à arrecadação de tributos, no interesse dos investidores franceses no Brasil e brasileiros na França.