São Paulo Atualidade das empresas

Aquisição do Grupo Big deu origem a um novo Carrefour

 

O CEO do Carrefour, Stéphane Maquaire, foi o keynote speaker na Assembleia Geral Ordinária 2023 da Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo, realizada em 15 de março. Ele foi eleito vice-presidente da nova diretoria da CCIFB-SP.

 

A Assembleia Geral Ordinária 2023 da CCIFB-SP, realizada em março, teve como keynote speaker Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour, que foi eleito vice-presidente da organização na mesma assembleia. Em sua apresentação, Maquaire tratou do tema “Análise do Brasil & Oportunidades e desafios da integração do Grupo Big”, abordando os desafios e conquistas obtidos desde que assumiu o comando do Carrefour, em meados de 2021.

Ao falar sobre a aquisição do Grupo Big, ocorrida em julho de 2022, o CEO lembrou que a operação representou um acréscimo de 40 mil funcionários ao Carrefour, que passou a contar com um quadro de 150 mil funcionários, consolidando-se como maior empregador privado e maior varejista do país. Conforme explicou Maquaire, o processo de integração do Big motivou a criação de um “novo Carrefour”. “Eu queria a criação de algo novo, deixando para fora muitas coisas que tínhamos para criar algo novo. Estávamos muito pesados e lentos. Aproveitamos essa integração para modificar muitas coisas, tentando ter uma jornada muito mais ágil, muito mais simples, muito mais digital”, disse ele.

Segundo o CEO, houve uma mudança de cultura, agregando mais agilidade, com menos burocracia e hierarquia. “Estamos trabalhando nessa nova cultura, com vistas a termos uma organização muito mais simples”.

Maquaire acrescentou que, paralelamente, ocorre na empresa trabalho de conversão muito forte envolvendo as lojas. Segundo ele, outra frente de trabalho tem sido a captura das sinergias proporcionada pela aquisição do Big, “um assunto muito relevante para que essa compra esteja no caminho certo, no lado financeiro também”.

O executivo destacou ainda que a digitalização é uma outra iniciativa à qual o Carrefour dedica investimentos, esforços e energia. “Estávamos muito atrasados na competição nessa frente”, disse ele, destacando que já foram obtidas algumas vitórias.

O CEO do Carrefour destacou que “a relevância de nosso propósito como varejista é muito maior num país como o Brasil”. Segundo Maquaire, “o nosso propósito não é somente alimentação acessível para os nossos clientes; é fazer acontecer o crescimento dos nossos funcionários”.

Ao comentar a conjuntura setorial, o executivo destacou que o varejo atravessa um momento desafiador. Ele citou a queda do poder de compra dos brasileiros, paralelamente a um período de inflação mais alta.