São Paulo Atualidade das empresas

Arkema une portfólio de tecnologia de ponta a reconhecimento em pautas ESG

 

Brasil ocupa posição estratégica para o crescimento estratégico global da companhia

 

A Arkema, fabricante global de materiais especiais, está presente no Brasil com mais de 500 colaboradores, com 2 escritórios comerciais, 7 unidades de produção, 7 laboratórios e 5 centros de distribuição.

No Brasil, o Grupo Arkema tem um portfólio de produtos que atende de diferentes segmentos, como construção civil, revestimento, tintas, óleo, gás, indústria de plásticos, embalagens e refrigeração. As operações no Brasil e Cone Sul estão sob comando do presidente Carlos De Lion. Atualmente, o Brasil ocupa a décima primeira posição em vendas entre os 55 países onde o Grupo opera, o que reforça sua importância para o crescimento estratégico global da companhia.

A Arkema atua com um portfólio de tecnologias de ponta com três segmentos de atuação exclusivos e complementares. São eles:

Advanced Materials para o desenvolvimento e consolidação de materiais. Um produto importante deste segmento é o Pebax Powered®, um elastômero termoplástico desenvolvido para marcas esportivas. Na Copa do Mundo Feminina da FIFA, na França, em 2019, 60% das 552 jogadoras usavam chuteiras desenvolvidas com materiais Pebax®.

O segmento de Coating Solutions reúne soluções direcionadas à proteção e modificação de materiais, como espessantes de poliuretano à base de biomassa e emulsões alquídicas, além de soluções de baixa pegada de carbono e resinas à base de água com baixo VOC (Compostos Orgânicos Voláteis).

Adhesives Solutions traz produtos para a oferta de soluções de colagem e montagem de materiais, como o BrillianceTM, o primeiro adesivo de fixação elástica de olefina de alto desempenho do mundo.

Cultura corporativa – A Arkema baseia suas atividades em um conjunto de valores sólidos compartilhados por todos diariamente. Para o Grupo, a Solidariedade é um valor que representa sua capacidade de trabalhar em equipe, uma vez que a força coletiva supera o talento individual. Todos os talentos trabalham em um projeto comum, sob uma única bandeira: “One Arkema”. O Desempenho, que abrange o resultado financeiro e operacional, é um valor que reflete a excelência e o resultado dos materiais inovadores desenvolvidos pela companhia. A Simplicidade, para a Arkema, é saber gerenciar as prioridades e ir ao essencial, apresentando as coisas de forma simples para conseguir agilidade e eficiência. O Empoderamento é um contrato de confiança, ou seja, confiar que a outra pessoa será capaz de seguir em frente e corresponder a essa confiança. É também a capacidade de saber como delegar e estar convencido de que todos, em seu nível, podem e devem fazer a diferença. E, por fim, a Inclusão reitera a função social da empresa, que é cada vez mais evidente e não pode se limitar aos limites da organização.

Sustentabilidade e pautas ESG – Em um mundo que enfrenta desafios ambientais e sociais consideráveis, a Arkema considera que, como empresa industrial, sua missão é agir colocando sua experiência e inovação em ciência dos materiais a serviço da transição para um mundo mais sustentável. O Grupo está comprometido em oferecer soluções que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apoiando o Pacto Global das Nações Unidas e cumprindo a iniciativa Responsible Care®. O objetivo da responsabilidade social da Arkema é criar valor tanto para os nossos stakeholders quanto para a empresa. Para isso, o Grupo conta com um roadmap incorporado em sua estratégia e com metas estabelecidas, como a redução, até 2030, das emissões de GEE em 48,5% dos Escopos 1 + 2, ou seja, sistemas que estão dentro do controle da organização, como a energia consumida nas unidades, por exemplo. E diminuição de 54% até 2030 dos índices do Escopo 3, que se referem a todas as emissões pelas quais a empresa é indiretamente responsável, tanto a montante como a jusante da sua cadeia de valor.

Além disso, outra meta do Grupo Arkema é a oferta de soluções que a apoiem a estratégia sustentável dos seus stakeholders. Atualmente, mais de 90% das patentes registradas pela Arkema estão relacionadas à sustentabilidade. Até 2030, o objetivo é aumentar o ciclo de vida de 90% dos materiais vendidos, a partir da economia circular. Por fim, a Diversidade é outro importante meta da Arkema, que trabalha para alcançar 30% de mulheres e 50% de pessoas não-francesas na organização até 2030.

O desempenho do Grupo em ESG já é, inclusive, reconhecido por certificações internacionais. A Arkema obteve o 3º lugar no Índice Dow Jones Sustainability (DJSI), que destaca as empresas com os melhores desempenhos em matéria de sustentabilidade; e o Ecovadis, que avalia a qualidade do sistema de gestão de ESG de uma empresa por intermédio de suas políticas, medidas de implementação e resultados. A companhia figura, ainda, em indicadores como Carbon Disclosure Project (CDP), Environmental, Social and Corporate Governance (MSCI ESG), entre outros.

Equidade de gênero – A Arkema está comprometida com a equidade de gênero, dentro e fora da organização. Na França, como forma de espelhar a estratégia interna da empresa, a companhia é uma grande patrocinadora do futebol feminino, com o objetivo de reforçar a relevância e o empoderamento que a modalidade representa para as mulheres ao redor do mundo. Entre as ações, a Arkema já patrocinou a seleção de futebol feminina francesa nas duas últimas Copas do Mundo. Além disso, a primeira divisão profissional do futebol feminino da França leva o nome da Arkema. No Brasil, em 2022, a empresa patrocinou o Brasil Ladies Cup, campeonato internacional de futebol feminino profissional. Já dentro da empresa e no Brasil, temos o Marie, iniciativa que oferece suporte e empoderamento para as mulheres do Grupo na região Brasil e Cone Sul. O programa, nascido em 2020, tem o objetivo de atingir (e superar) a meta global de 30% de mulheres na liderança da organização até 2030. Atualmente o índice é de 23%. Além do acompanhamento trimestral dos indicadores, são feitas diversas iniciativas para incentivar as mulheres, como treinamentos, palestras, mentoria, rodas de conversa entre as colaboradoras e demais interessados. Há, ainda, estímulo à sororidade, com uma categoria exclusiva para mulheres no prêmio de reconhecimento interno. Em relação ao bem-estar das mulheres da companhia, a Arkema garante um dia de trabalho abonado por mês e/ou uma semana de home office para mulheres e pessoas que menstruam e que têm alguma condição que causa desconforto durante o período da menstruação.

Planos para o futuro – Globalmente, a Arkema tem como meta ampliar a oferta de materiais de alto desempenho e sustentáveis. Para a região, o Grupo pretende aumentar a relevância social da nossa empresa; fomentar o desenvolvimento profissional, criar oportunidades mutuamente benéficas conforme a empresa cresce; fornecer soluções sustentáveis para os clientes e alcançar resultados operacionais sólidos para sede na França, reforçando seu papel estratégico no desempenho da empresa.