Rio de Janeiro Eventos

Comissão de Energia promove almoço com presidente da Petrobras

Encontro com Jean Paul Prates abordou os temas transição energética e novas fontes de energia

A Comissão de Energia da Câmara de Comércio França Brasil (CCIFB-RJ) promoveu almoço, no dia 04 de abril, com o presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, e sua equipe técnica. O encontro no restaurante Signatures, anexo ao instituto Le Cordon Bleu Rio de Janeiro, abordou desafios e oportunidades para a cooperação França-Brasil nas pautas de transição energética e novas fontes de energia.

Durante o evento, o presidente da Petrobras ressaltou que as empresas francesas instaladas no Rio são referência em tecnologia para geração de energia renovável. Ele ainda destacou as perspectivas de atuação da companhia a partir da produção de combustível verde – desenvolvido por meio de matéria-prima vegetal –, da modernização de estruturas de refino e da expansão de operações internacionais.

“França e Brasil possuem um amplo potencial de cooperação para liderar projetos de transição energética, impulsionando o desenvolvimento de soluções sustentáveis”, avaliou Robert Klein, coordenador da Comissão de Energia e CEO da Voltalia no Brasil.

O almoço reuniu membros da Câmara do Rio e da Comissão de Energia, representada por CEOs e C-levels das empresas EDF Renewables, TotalEnergies, TAG, Crédit Agricole, Voltalia, Helexia, Nexans, Framatome, Actemium e SLB, além de parceiros da Business France e do Consulado da França no Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte da agenda 2024 da Comissão, que inclui encontros regulares com autoridades e personalidades de referência do setor.

“A CCIFB têm estruturado agendas estratégicas com objetivo de contribuir para trocas de visões e experiências que agreguem na construção de pautas setoriais e oportunidades de cooperação. A Comissão de Energia é exemplo dessa atuação, reunindo as principais empresas francesas do setor no Brasil”, completou Patrick Sabatier, presidente da CCIFB-RJ.