São Paulo Assembleia Geral

Conheça a nova diretoria e os conselheiros eleitos na AGO 2023 da CCIFB-SP

A Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCIFB-SP) realizou, na quarta-feira (15/03), a reunião da Assembleia Geral Ordinária 2023, que ocorreu em modo híbrido no Pullman Ibirapuera, em São Paulo. O evento contou com a presença ilustre do Consul Geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil.

Durante a assembleia, associados (as) e membros da Diretoria e do Conselho aprovaram as contas do exercício 2022. Foi realizado também o anúncio dos onze novos Conselheiros de Administração. Foram reeleitos para o Conselho Cassio Namur, Fernando Tabet, Frédéric Dyèvre, Jean-Michel Lartigue, Octavio de Barros, Raquel Busnello, Sara Isabel Behmer, Virginie Genes Petronilho, Yann Fromont. E foram eleitos como novos conselheiros Luciano Macaferri Rodrigues e Tamy Tanzilli.

Na abertura da reunião, o presidente da (CCIFB-SP), Pedro Antonio Gouvea Vieira, destacou, com otimismo, as novas perspectivas das relações bilaterais França-Brasil. As atividades realizadas pela CCIFB – SP foram apresentadas pela nova diretora executiva nacional, Corinne Fontenelle. O diretor das comissões Philippe Boutaud-Sanz detalhou, juntamente com os coordenadores, os eventos realizados durante 2022, assim como os projetos previstos para o futuro. Frédéric Donier, tesoureiro nacional, demonstrou o resultado das contas e ressaltou o crescimento da regional de São Paulo em virtude das diversas ações da equipe executiva e do planejamento estratégico implementado.

Momento promissor

A embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, em participação transmitida ao vivo, parabenizou os presidentes da regionais da Câmara e suas equipes pelo seu trabalho. Ela discursou sobre o novo momento vivenciado nas relações entre Brasil e França, sob um contexto político mais promissor. A embaixadora destacou que a agenda bilateral deverá seguir intensa em 2023, incluindo uma visita do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a Paris no fim deste mês e a vinda de delegações francesas ao Brasil ainda neste ano.  “Essa agenda deverá culminar com a visita do presidente da França, Emmanuel Macron, ao Brasil, ainda sem data definida”, previu Brigitte Collet.

A embaixadora também destacou que as relações econômicas entre os dois países evoluíram positivamente em 2022. “As trocas comerciais franco-brasileiras aumentaram em 35% no ano passado, em relação a 2021”, relatou. As exportações francesas para o Brasil cresceram 24%. “O Brasil se tornou o principal mercado para a França na América Latina, ultrapassando o México”, disse ela.

A França se manteve na posição de terceiro maior investidor no Brasil em 2022, com um fluxo de investimentos imediatos de €6 bilhões, atrás apenas dos Estados Unidos e da Espanha. “Os resultados confirmam a confiança de longo prazo das empresas francesas no Brasil”, afirmou a embaixadora.

Discurso do keynote speaker

Após o discurso da embaixadora foi a vez do keynote speaker, Stephane Maquaire, CEO do Carrefour, expor sobre o tema “Análise do Brasil & Oportunidades e desafios da integração do Grupo Big’. Maquaire, que foi eleito vice-presidente da CCIFB-SP, destacou as realizações de sua gestão, sob um contexto desafiador atual da economia brasileira, marcado por restrições de crédito e da confiança do consumidor.

Nova Diretoria

Ao final da AGO foi realizada a reunião do Conselho, com a reeleição do presidente da CCIFB-SP que também assume a presidência nacional da CCIFB e a nova composição da diretoria 2023. Veja a composição da nova diretoria:

 

Presidente Nacional | Pedro Antonio Gouvêa Vieira

Tesoureiro Nacional e Vice-Presidente | Frederic Donier

Vice-Presidente | Stéphane Maquaire  

Vice-Presidente | Octavio de Barros

 

E os diretores:

Catherine Petit

Erica Medici

Javier Gimeno

Philippe Boutaud-Sanz

Jacques-Olivier Klotz

Rafael Segrera

Ricardo Guimarães

Beatriz Lacaz

 

 

 

 

 

 

Confira a galeria de fotos abaixo.

Créditos: Edna Marcelino