São Paulo Eventos
Ecossistema francês promove evento de inovação e tecnologia
Innovation French Tech Summit São Paulo reúne startups e empreendimentos tecnológicos; plataforma de eficiência energética é premiada
A Câmara de Comércio França-Brasil, a French Tech São Paulo e a Business France Brasil realizaram no dia 6 de dezembro o Innovation French Tech Summit, que reuniu no Unibes Cultural, em São Paulo, experts dos principais hubs de inovação e tecnologia dos dois países.
Pedro Antonio Gouvêa Vieira, presidente nacional da CCIFB, destacou na abertura que se trata do primeiro evento elaborado em conjunto entre as três instituições, o que mostra forte ligação da comunidade francesa no Brasil. Corinne Fontenelle, diretora-executiva nacional da CCIFB, acrescentou que os eventos são parte de uma campanha global do governo francês para atratividade de empreendimentos e talentos em inovação e tecnologia.
A primeira apresentação foi de Robert Duque-Ribeiro, da Accenture. Segundo ele, ainda há muita desconfiança em relação à Inteligência Artificial pelo medo da substituição de pessoas por máquinas e robôs, mas é preciso considerar que, pelo contrário, podem surgir novas vagas e até mesmo profissões em função da otimização da capacidade de trabalho que eles proporcionam.
O primeiro painel, com mediação do diretor da CCIFB-SP, Fréderic Donier, trouxe o tema “Inovação a serviço do crescimento exponencial”. Os participantes, Durval Garcia (G.A.C Group), Alexandre Salmon (Ecritel) e Stephano Jarussi (Thales), apresentaram aplicativos desenvolvidos por suas empresas em conjunto com alguns clientes. Ouvi-los em suas necessidades, testar e adaptar foram apontadas como atitudes fundamentais ao negócio, especialmente quando as tecnologias inovadoras apresentam ciclo de vida cada vez mais curto.
O painel seguinte, “A inovação a serviço da eficiência operacional”, teve mediação de Marcio Tabach, líder da Comissão de Tecnologia e Inovação da CCIFB, e participação de Thiago Nacimento (Capgmenini), Carolina D’Alençon (Labi Exames) e Laurent Delache (CEO da Foundever). Os convidados falaram sobre cases em que a inovação contribuiu para atrair clientes e destacaram a importância de treinar as equipes, o que acaba resultando em atendimentos mais rápidos e eficientes.
Um dos destaques do evento foi a entrega do Prêmio de Colaboração de Startups. A vencedora foi a Startup Helexia Brazil, uma plataforma para gestão do consumo de eletricidade, água e outros recursos. O app vem trazendo bons resultados em eficiência energética para clientes como redes varejistas e hospitais, entre outros. O Prêmio foi entregue a Aurélien Maudonnet, diretor executivo.
Tecnologia no dia a dia – A segunda parte do evento teve abertura de Vahan Agopyan, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. Ele citou programas recentes para a área de inovação, como os API (Ambientes Paulistas de Inovação), que já impulsionam ambientes de empreendedorismo tecnológico em 50 municípios.
As palestras seguintes trataram da tecnologia para facilitação do dia a dia. Tatiana Mattos, da Blablacar, falou sobre mobilidade urbana. Ariane Buzanello, da Edenred Mobilidade Brasil, relatou como a companhia vem trabalhando para a digitalização dos meios de pagamento.
Ian Borges, da Metakosmos, falou sobre como as novas tecnologias imersivas VR, AR, AI e a Web3 estão revolucionando a maneira de contar histórias. Já a relação entre moda, mercado e novas tecnologias foi o tema da apresentação de Henri Moi, da BRIFW – Brazil Immersive Fashion Week. Em seguida, Florent Désidério, da Membran-i, apresentou aos convidados como a IA está no centro das estratégias ESG. Gregory Maitre, da Morfo, abordou o uso da tecnologia no reflorestamento e as implicações disso para a ciência e as comunidades.
O painel seguinte, “O fenômeno Fintech: o Brasil na vanguarda” teve moderação de Alain Decourt. Os participantes foram Ariane Hoffenberg, da Hyde Park Digital; Hugo Mathecowitsch, da a55; Lara Amorim, da Nubank, e Glauber Mota, da Revolut.
Já a tecnologia aplicada ao ensino foi tema de “A inovação a serviço da educação 3.0”, o último painel do evento. Moderado por Juliana Oliveira, ele teve como participantes Bianca Dantas Silva, da Fundação 1 bi; Igor Dias, da Skema Brasil; Uafa Smailli, da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul; e Lars Janér, da Learnbase.
A última palestra foi de Bertrand Chaverot, que apresentou os lançamentos da Ubisoft, gigante do setor de games.
Parcerias futuras – O encerramento foi feito pelo Excelentíssimo Sr. Embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. Ele mencionou parcerias sendo firmadas entre o país e órgãos de financiamento a pesquisas em São Paulo, como a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), e destacou eventos nos próximos meses que devem reforçar os ecossistemas e vínculos de inovação entre os dois países. Lenain visitou, ainda, estandes de expositores, onde experimentou jogos e aplicativos de realidade virtual ao lado de Yves Tessier D’Orfeuil, Cônsul da França em São Paulo.
No final do Fórum, os convidados participaram de um coquetel de confraternização.
Confira abaixo a galeria de fotos.