Rio de Janeiro Atualidade das empresas
Framatome fornece material de urânio enriquecido para recarga de Angra 2
Parceria entre a Framatome e a INB posiciona o país entre as nações com domínio total do ciclo do combustível nuclear.
No final do mês de julho, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) concluíram com sucesso o transporte e receberam um total de 388 barras de combustível de urânio-gadolínio (U/Gd). Fabricadas pela parceira Framatome, essas barras de combustível serão integradas aos conjuntos de combustível utilizados no 21º ciclo de abastecimento da usina nuclear de Angra 2.
A operação de transporte foi realizada em estrita conformidade com os protocolos de segurança estabelecidos. Envolveu a coordenação entre diversas instituições de segurança e defesa, sob a supervisão do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron), vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR).
As barras de U/Gd são utilizadas na produção de elementos combustíveis nucleares utilizados para alimentar os reatores de Angra 1 e Angra 2, operados pela Eletronuclear. Esses materiais desempenham um papel fundamental para garantir a operação estável e segura das usinas, proporcionando controle de reatividade inicial, queima gradual e melhor distribuição de energia.
A Framatome é especializada no desenvolvimento de combustíveis nucleares seguros e de alto desempenho para todos os tipos de reatores. Suas atividades envolvem pesquisa, fabricação e toda a cadeia de suprimentos de combustível nuclear.
A parceria entre a Framatome e a INB posiciona o Brasil entre as nações selecionadas com domínio total do ciclo do combustível nuclear — do enriquecimento à fabricação e entrega do combustível. Com mais de 60 anos de experiência, a Framatome continua a atender aos padrões da indústria nuclear por meio de sua alta expertise técnica e multidisciplinar, destacando ainda mais a importância desta colaboração.