São Paulo R&D & Innovation

Inovar para facilitar a vida e ganhar tempo

O Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil, estrutura da qual fazem parte as marcas Ticket Log e Repom, Douglas Pina, enfatiza o papel preponderante da inovação nas atividades da companhia. “Temos uma liderança importante no Brasil, em todas as áreas em que atuamos, e isso só acontece pela paixão que temos por fazer diferente”, diz.

 

O que leva a Edenred Brasil a inovar é o uso da imaginação, um dos valores do Grupo, e a busca incessante por maneiras de simplificar a vida das pessoas e fazer com que elas ganhem tempo, um recurso cada vez mais raro. Cabe, ainda, ressaltar a paixão pelos clientes, que faz com que a companhia seja movida a fazer diferente. Assim avalia o Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina, sobre a intensa atividade de inovação da linha de negócios que dirige. “No nosso caso, temos uma liderança importante no Brasil, em todas as áreas em que a gente atua, e isso só acontece por essa vontade, essa paixão que temos por fazer diferente. Isso faz parte dos nossos valores.” Como exemplo, ele cita a fundação, em parceria com outras empresas, do La Fabrique, centro de inovação, cultura e empoderamento, que também permite o open innovation com startups.

No processo de inovação da Edenred Brasil, três elementos ocupam lugar de destaque. Um deles é o desenvolvimento do produto mais apropriado para suprir a necessidade do cliente; outros são tecnologia e design. Do total de 1250 colaboradores da linha de negócios Frota e Mobilidade, 200 estão voltados para o desenvolvimento de tecnologia e inovação, dentro de casa. “A expertise está aqui dentro”, diz Pina.

As soluções em mobilidade da Edenred Brasil se dividem em duas marcas: a Ticket Log, líder no setor de gestão de frotas e soluções de mobilidade; e a Repom, especializada em soluções de gestão e pagamento de despesas para o mercado de transporte rodoviário de carga. E, recentemente, a Edenred adquiriu o controle acionário da Greenpass, startup emissora de soluções de pedágio eletrônico no Brasil. Com isso, a companhia possui um portfólio completo de soluções em gestão de abastecimento, manutenção, pedágio e administração de despesas com frota própria ou terceirizada.

No mercado rodoviário, a Repom apoia as transportadoras e caminhoneiros autônomos a terem sua operação logística mais eficiente, através de ferramentas online, suporte e informação. Outra solução que transforma o dia de gestores de frota, é o GoHub Edenred. “O gestor de frotas, a quem cabe fazer a administração de diversos custos dos veículos e motoristas – como abastecimento, pedágio, manutenção, aluguel ou compra de veículo, multas entre outros – precisa ter uma visão geral do custo total desta operação, o que até então era feito em uma planilha, agora com o GoHub, é automatizado e integrado em uma plataforma online”, explica Pina.

Para o futuro, a questão da mobilidade é vista pela empresa, segundo o executivo, com inovações diversas, como carro autônomo, deslocamento como um serviço, carros conectados e principalmente, sustentabilidade, através de uma mobilidade de baixo carbono.

Assim, como contribuição, a Edenred lançou neste ano de 2022 o programa global Move for Good, que inclui diversas iniciativas para redução da pegada de carbono em todo o mundo, estruturado em quatro pilares de atuação: conscientizar, reduzir e evitar, compensar as emissões e preservar.