São Paulo Atualidade das empresas
Aquisições em Alagoas marcam novo ciclo de crescimento da Veolia no mercado brasileiro
Compra de duas empresas adiciona três EcoParques ao portfólio da multinacional e eleva em 15% o volume de resíduos gerenciados no País
Com a meta de expandir sua atuação no Nordeste e ampliar a oferta de serviços no País, a Veolia, multinacional francesa e líder global em gestão de recursos nos segmentos de resíduos, energia e água, acaba de adquirir o controle das empresas Alagoas Ambiental e Serquip Tratamentos Resíduos AL, ambas referências regionais no tratamento e valorização de resíduos sólidos. A informação foi antecipada ao BRAZIL ECONOMY.
A operação, que já recebeu aval do CADE, representa um novo avanço no plano de fusões e aquisições da companhia no Brasil. Desde 2020, a Veolia vem estruturando uma estratégia nacional de crescimento com foco na reciclagem de resíduos urbanos e perigosos e na geração de energia renovável, pilares do seu plano estratégico global, o GreenUp.
Com a compra, a empresa passa a operar três novos EcoParques e duas unidades de tratamento de resíduos de saúde em Alagoas. Somadas às operações já existentes no estado, como a Grune by Veolia — que fornece energia limpa a vapor para a Braskem em Marechal Deodoro (AL) desde 2023 —, as novas aquisições aumentam em cerca de 15% o volume de resíduos gerenciados pela companhia no Brasil, que ultrapassa agora a marca de 5 milhões de toneladas por ano.
O novo portfólio inclui tecnologias de geração de energia por biogás, incineração e autoclave de resíduos hospitalares, reciclagem de entulho da construção civil, tratamento de chorume via osmose reversa, além de soluções para resíduos perigosos (classe I) e não perigosos (classes II A e B). A estrutura contempla ainda uma usina de biomassa, uma de blendagem para coprocessamento e uma estação de tratamento de efluentes.
A transação incorpora cerca de 380 novos colaboradores ao time da Veolia — que agora soma mais de 2.900 funcionários no Brasil — e adiciona quase 80 municípios de Alagoas, Pernambuco e Sergipe à carteira de clientes, atingindo uma população superior a 1,7 milhão de pessoas atendidas na região.
Presente em cinco continentes com 218 mil colaboradores, a Veolia projeta e implementa soluções que respondem aos desafios ambientais de cidades e indústrias. Em 2023, forneceu água potável a 113 milhões de pessoas e saneamento básico a outras 103 milhões, produziu 42 terawatts-hora de energia e tratou mais de 63 milhões de toneladas de resíduos. No Brasil, a empresa está presente em 12 estados.
Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil, entende que a incorporação dessas empresas em Alagoas representa o quanto a Veolia acredita no potencial da região e dessas empresas, como uma plataforma para a transformação ecológica, não apenas no nordeste, mas no Brasil como um todo.
“Damos um valor imenso ao que foi construído e estamos comprometidos em manter e potencializar: operações de alta performance, forte compromisso com a educação ambiental e o desenvolvimento social das comunidades em que estamos presentes. Esta operação impulsiona nossa presença, em linha com nossos princípios de desempenho multifacetado e geração de valor”, afirmou.
Fonte: https://brazileconomy.com.br/2025/05/aquisicao-alagoas-novo-ciclo-crescimento-veolia-brasil/