Campanha da Servier Brasil humaniza a conscientização sobre tumores cerebrais

No dia 16 de setembro foi lançado no Brasil a campanha de conscientização “Isso é um Glioma”, movimento que busca aumentar o conhecimento da população sobre esse tipo raro de tumor cerebral. A iniciativa foi apresentada ao público durante o 12º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), evento que reuniu pacientes, oncologistas, profissionais da área e entidades de saúde em São Paulo.
A campanha combina informações médicas e científicas com histórias reais de pacientes, além de médicos e influenciadores que ajudam a trazer mais visibilidade para os desafios enfrentados por quem recebe esse diagnóstico. A iniciativa é da farmacêutica francesa Servier, atuante no Brasil e presente em cerca de 140 países. Junto ao olhar criativo do fotógrafo brasileiro Thiago Santos, o movimento #PelaNossaCabeça usa as redes sociais para destacar que o glioma não escolhe idade, gênero ou classe social. Os influenciadores digitais Aurélio Alfieri, Beto Lima, Dimas Mourão, Shirley Hilgert e Van Palazzi são alguns dos rostos – e cabeças – que ilustram a campanha. De 16 a 18 de setembro, o público presente no Congresso TJCC também teve a oportunidade de participar da campanha e ser fotografado por Thiago Santos.
O médico oncologista Dr. Fernando Maluf é embaixador do projeto e defende a importância da conscientização. “A campanha é extremamente importante porque, diferente de outros, este é um tumor é pouco conhecido e há carência de informações sobre ele. O glioma é o tumor mais comum do cérebro, que afeta pessoas jovens, e os tratamentos vêm evoluindo de modo muito importante. As técnicas cirúrgicas melhoraram, a radioterapia e, mais recentemente, novas medicações que procuram atacar o tumor por mecanismos pelos quais eles crescem vêm sendo desenvolvidas com resultados extremamente importantes”, afirma.
Para além das redes sociais, a campanha se expande ainda para um site com informações médicas de fácil acesso para a população. “As pessoas não sabem o que é glioma e acabam pesquisando muito na internet, o que pode trazer informações que assustam e, na maioria das vezes, não correspondem à realidade daquele caso”, comenta Dr. Marcos Maldaun, neurocirurgião oncológico do Hospital Sírio-Libanês e professor pós-graduado em neuro-oncologia. A página tem como objetivo reunir informações de qualidade e ajudar o paciente e sua família a navegar na jornada de tratamento do glioma.
Fonte: Isso é um Glioma – Campanha humaniza a conscientização sobre tumores cerebrais - Servier Brasil