São Paulo Eventos  •  Parceiros

CCIFB-SP promove debate sobre visão, coragem e cooperação como pilares do futuro econômico

Especialistas e empresários franco-brasileiros se reúnem para debater liderança, resiliência e investimentos para impulsionar a transformação global

A Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCIFB-SP) realizou, no dia 6 de outubro, o evento em parceria “Visão, Coragem e Cooperação: Os Pilares do Futuro Econômico” com a Velours International, a Telos Transition e a C101. A abertura foi conduzida por Ana Célia Biondi (JCDecaux e Vice-Presidente de Comunicação da entidade), que ressaltou o papel da França como o terceiro maior investidor estrangeiro no Brasil e destacou a importância de espaços de diálogo como o encontro, voltados à gestão de crises e à troca de experiências como forma de fortalecer relações e estratégias empresariais.

O primeiro painel, “Entendendo o mundo ‘permacrise’: da pandemia à guerra, da inflação à transição energética, como as empresas navegam em um mundo instável?”, moderado por Vincent Parachini (Halifax), reuniu Laurent Serafini (Velours International), Lucas Piffer (Accor Americas) e Jérôme Mairet (Grupo Carrefour) para discutir como as companhias vêm se adaptando a um cenário global de crises sucessivas e imprevisíveis. O debate ressaltou, ainda, a importância de planos de resiliência operacional e da digitalização para garantir a continuidade dos negócios, mesmo diante de adversidades. A preparação prévia, o treinamento das equipes e a confiança entre todos os elos da cadeia foram apontados como fatores essenciais para atravessar períodos de instabilidade sem comprometer a operação e a reputação das marcas.

O segundo painel, “Traçar um rumo: o papel da liderança na resiliência e transformação das empresas”, moderado por Daniela Benoit (Connecting Brains), reuniu Jandaraci Araujo (Instituto Conselheira 101) e Christiane Aché (Saint Paul Escola de Negócios). As executivas destacaram que a resiliência corporativa vai além de processos e estratégias, pois depende de uma liderança transparente, empática e capaz de se comunicar com clareza em momentos de incerteza. Reforçaram ainda que a diversidade nas equipes e o protagonismo feminino na tomada de decisão contribuem para uma gestão mais colaborativa e humana, fortalecendo as empresas em períodos de transformação.

Já o terceiro painel, moderado por Nicolas Touchet (Telos Transition), reuniu nomes de peso para discutir o tema “100 bilhões de reais em investimentos: como transformar uma relação bilateral em motor de crescimento?”, com foco nas oportunidades que surgem em meio às transformações globais e à resiliência dos mercados. Participaram do debate Thierry Besse (Vinci Concessions e Presidente da CCIFB-SP), Giliane Cœurderoy (Crédit Agricole CIB Brasil e Tesoureira da Câmara), Matheus Carvalho (CNI – Confederação Nacional da Indústria) e Marcelo Lyra (Acelen).

Thierry Besse reforçou o potencial brasileiro, afirmando que “o Brasil é o El Dorado para as empresas francesas”, especialmente nas áreas de infraestrutura e concessões, citando o histórico de respeito aos contratos e à estabilidade regulatória como diferenciais para a atração de novos investimentos. Já Giliane Cœurderoy ressaltou o papel dos bancos na transição global, destacando que o Crédit Agricole, presente há mais de 70 anos no Brasil, aumentou seu apetite de investimento no país em mais de 20% desde 2022. “A transição energética e as novas infraestruturas digitais trazem riscos, mas também oportunidades enormes”, afirmou.

Por fim, o último painel, moderado por Laurent Serafini, da Velours International, e com a presença de Isa Silva (IS), sobre “E a arte e a cultura nisso tudo?”, trouxe uma reflexão da palestrante sobre sua trajetória inspiradora na gestão de moda digital, mostrando como grandes marcas confiam em sua expertise para alcançar novos públicos.

 

Assista a gravação do evento na íntegra:

TODAS AS PUBLICAÇÕES