São Paulo Parceiros

CCIFB-SP recebe workshop "Mural do Clima"

No dia 16 de março celebramos o Dia nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, uma data que nos convida a refletir sobre como a degradação ambiental vem aumentando a temperatura e causando secas, inundações e outros eventos que trazem riscos para boa parte da população do planeta. Esse foi, justamente, o propósito do workshop “Mural do Clima”, realizado esta semana na sede da Câmara de Comércio França-Brasil em São Paulo.

Trata-se de uma oficina colaborativa, que estimula a criatividade para potencializar aprendizados a respeito do meio ambiente. A atividade segue o modelo criado e desenvolvido pela associação francesa “Mural do Clima” e já aplicado em mais de 150 países, com 1,4 milhão de participantes. A oficina normalmente é realizada em universidades, escolas do ensino médio e órgãos públicos, mas um número crescente de empresas também tem oferecido o Mural do Clima a seus colaboradores a fim de capacitá-los sobre as questões climáticas.

O evento foi facilitado por Vanessa Dusaintpère, CEO da Oficina Beija Flor, que atua com temas de educação ambiental.

Criatividade e conscientização – Os participantes foram divididos em duplas, sendo que cada uma recebeu cartões que traziam informações científicas a respeito das mudanças climáticas. Cada rodada do jogo pedia a organização de ações e suas consequências, como no caso das queimadas, emissão de gases CO2 e efeito estufa, por exemplo. Em outra atividade, os jogadores exerceram a criatividade em desenhos e esquemas sobre o meio ambiente. Na etapa final, o grupo debateu as ações que podem ser tomadas a fim de que a natureza seja preservada e recuperada.

Para Vanessa, a dinâmica do jogo deixa claro que as mudanças de que o planeta necessita começam com informação: “o jogo estimula que cada um contribua com seus conhecimentos e, sobretudo, que dê sua contribuição, seja na esfera política, empresarial ou pessoal”, afirma.

A associação

O Mural do Clima (Fresque do Climat, no nome original) foi criado em 2018 por Cédric Ringenbach, um educador francês que desenvolveu um jogo de cartas para seus alunos com base nos dados científicos do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas). Em apenas três anos, o jogo foi traduzido para cerca de 30 idiomas e hoje é utilizado por voluntários em mais de 50 países, incluindo o Brasil. O objetivo é disseminar gradualmente o conhecimento científico para um público mais amplo, mostrando que todos têm um papel tanto na causa quanto na solução da crise climática. Nesse curto período, a associação Mural do Clima já capacitou 10 mil facilitadores e alcançou mais de 300 mil participantes em todo o mundo.