São Paulo Atualidade das empresas

Com rastreamento e análise prescritiva, Grupo Carrefour aumenta eficiência da entrega em 22% entre 2020 e 2025

Para seguir expandindo, grupo aposta na eficiência logística dos supermercados Carrefour e do clube de compras Sam's Club

O comércio varejista ampliado cresceu 4% em 2024, a maior expansão desde 2021, segundo Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com o avanço da inflação no primeiro semestre deste ano, o setor – que inclui supermercados, atacados e lojas de material de construção – teve uma alta de 0,5% no período.

Para atender essa demanda, impulsionada principalmente pelo e-commerce, os supermercados estão investindo em uma tecnologia logística capaz de tornar a entrega mais inteligente e eficiente. De acordo com dados da empresa de software Cobli, o valor movimentado pelo mercado de logística deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões em 2029.

Nos últimos 10 anos, o Grupo Carrefour Brasil investiu na transformação logística dos seus supermercados e do clube de compras Sam's Club. Com isso, registrou um aumento na eficiência da entrega de 14% a 22% entre 2020 e 2025. O grupo, que conta com 25 unidades logísticas, 16 centros de distribuição e 392 lojgas no Brasil, faz 19,3 mil entregas mensais por meio de parceiros.

Para abastecer todas as lojas do país, a companhia conta com um software de gerenciamento de atividades, chamado de Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS), dentro de cada centro de distribuição. "Dessa maneira, o armazenamento dos produtos é feito de forma adequada", diz Marcelo Lopes, diretor-executivo de Supply Chain do Grupo Carrefour.

Outro software que trabalha em conjunto com o WMS é Sistema de Gerenciamento de Transportes (TMS), que faz um planejamento preditivo, analisando as diversas variáveis que impactam a entrega dos produtos, como tipo veículo, mercadoria e leis municipais (a exemplo da Lei do Silêncio, em São Paulo).

“Os algoritmos indicam qual o melhor veículo para a gente entregar os produtos na casa do cliente. Informa se devemos ir de van, tuk tuk, carreta, trem ou caminhão. Há 50 anos, não tínhamos a tecnologia para nos apoiar nessas tomadas de decisão. As coisas aconteciam e a gente reagia”, afirma Lopes.
 

Da reação à prescrição

A grande transformação no modelo de logística da empresa, segundo o diretor-executivo, veio quando ele deixou de ser reativo para ser preditivo e prescritivo, indicando as regras do negócio.

Para dar esse passo, o centro de distribuição do Grupo Carrefour na Anhanguera, em São Paulo, ganhou no início do ano uma torre de controle, reseponsável por organizar a chegada e saída dos fornecedores nos centros de distribuição da empresa, além de coordenar o armazenamento e entrega dos produtos. Ainda em fase de implantação, a torre já aumentou a produtividade do frete da companhia em 3%.

Outras tecnologias que dão mais eficiência à logística são o voice picking, tipo de headset que utiliza reconhecimento e comando de voz para guiar os operadores na separação de produtos em armazéns e centros de distribuição, e a identificação por radiofrequência (RFID), leitor que usa ondas de rádio para detectar e rastrear objetos automaticamente por meio de etiquetas com chips e antenas.

“A radiofrequência e voice picking te dão uma dimensão da movimentação e da rastreabilidade dentro do centro de distribuição. Quanto mais a gente conseguir ter uma visão mais completa, do fornecedor até a casa do cliente, melhores serão as nossas decisões”, diz Lopes.

 

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/empresas/inovacao-de-resultado/noticia/2025/09/com-rastreamento-e-analise-prescritiva-grupo-carrefour-aumenta-eficiencia-da-entrega-em-22percent-entre-2020-e-2025.ghtml

TODAS AS PUBLICAÇÕES