São Paulo Eventos
Primeiro Seminário Franco-Brasileiro de Franchising reúne líderes para falar sobre os desafios do setor

CCIFB-SP e Associação Brasileira de Franchising se unem para trocar conhecimento sobre o mercado de franquias na França e no Brasil
A CCIFB-SP, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), realizou na quinta-feira (27/11) a primeira edição do Seminário Franco-Brasileiro de Franchising. O encontro, sediado em São Paulo, reuniu representantes de grandes empresas brasileiras e francesas com o objetivo de promover troca de conhecimento, ampliar conexões e explorar oportunidades de expansão internacional entre os dois mercados.
Thierry Besse, presidente da CCIFB-SP, abriu o evento destacando a relevância do investimento francês no Brasil: “Queremos, cada vez mais, promover eventos em parceria com outras entidades empresariais brasileiras. São os empreendedores que constroem o país. Precisamos unir forças para apoiá-los.”
Cristina Franco, presidente do Conselho da ABF, sinalizou que esse será o primeiro de uma série de eventos voltados a enaltecer um mercado em constante expansão. “Essa é nossa maneira de fazer negócio que une pessoas, que gera oportunidades para tantos brasileiros e tantos outros cidadãos mundo afora.”
Segundo dados recentes da ABF, o Brasil contabilizou 3.300 redes de franquias, com quase 200 mil unidades, faturamento superior a R$ 270 bilhões e geração de 1,7 milhão de empregos diretos, em 2024, números que consolidam o país como um dos mercados de franchising mais dinâmicos do mundo.
Country Manager da Franchise World Link Brasil, conselheiro da CCIFB-SP e líder do Fórum Franchising FR-BR, Fred Donier apresentou os principais objetivos do seminário: fortalecer o diálogo entre marcas francesas e brasileiras atuantes em franchising e licensing; oferecer aos associados espaços qualificados de debate e aprendizado; posicionar a CCIFB em um novo segmento estratégico; atrair empresas que enxerguem valor na atuação da Câmara; ampliar a cooperação com entidades e associações de referência no Brasil e na França; e destacar o know-how franco-brasileiro no setor de franchising.
Painel 1 - Franquias francesas no Brasil: desafios e oportunidades
O primeiro painel apresentou cases de empresas francesas que consolidaram operações de franchising no Brasil, com resultados expressivos e forte potencial de expansão. Fred Donier, mediou o debate, que contou com a participação de Bruno Tortorello, da Jadlog DPD – operador logístico especializado em transporte expresso e distribuição de encomendas; Alberto Oyama, da L’Occitane au Brésil – marca de cosméticos inspirada na biodiversidade brasileira e produzida com padrões internacionais de qualidade; e Fábio Roth, da 5àsec – rede líder mundial em cuidados têxteis, com serviços de lavanderia e limpeza profissional.
Atualmente, o Grupo L’Occitane está presente em 90 países, com um portfólio de cerca de 3 mil lojas em operação. Segundo Alberto Oyama, a marca L’Occitane au Brésil está preparada para avançar em seu processo de expansão internacional. “Hoje contamos com 289 unidades, sendo 153 franquias. Atuamos em todos os estados brasileiros e, nos próximos três anos, projetamos atingir 400 unidades”, afirmou.
Bruno Tortorello apresentou o modelo de negócios da Jadlog e reforçou a importância de criar condições para o crescimento sustentável dos franqueados. “Temos investido fortemente em melhorar a vida do franqueado para fazer com que ele seja cada vez mais eficiente.”
Apesar dos desafios da internacionalização, os participantes ressaltaram elementos altamente favoráveis do mercado brasileiro, especialmente no ambiente digital. O avanço do e-commerce e a capacidade de inovação das empresas nacionais têm despertado maior interesse dos parceiros europeus. “Hoje realizamos fóruns anuais nos quais equipes europeias vêm ao Brasil para entender como conduzimos nossos processos de inovação”, destacou Fábio Roth, da 5àsec.
Painel 2 - Franquias brasileiras na França: desafios e oportunidades
A segunda mesa reuniu Bruno Costa, da Oakberry – rede brasileira de alimentação saudável especializada em açaí; Ligyane Martins, da Corpo Bueno – marca focada em bem-estar, terapias corporais e produtos naturais de autocuidado; e Estevan Sartoreli, da Dengo – chocolateria premium que trabalha com cacau de origem e impacto socioambiental positivo. Eles representam marcas nacionais que vêm conquistando espaço no mercado francês. Cristina Franco, moderadora do painel, destacou como é satisfatório ver empresas brasileiras investindo no exterior. “É bom ver o Brasil lá fora levando algo muito especial – no caso, beleza, todos os nossos sabores e um superalimento.”
A poucos dias da inauguração de sua primeira filial em Paris, Ligyane Martins, CEO e fundadora da Corpo Bueno, destacou que a empresa trabalha com a integração total de seus colaboradores. “O segredo por detrás do Corpo Bueno é ter uma cultura forte e uma análise e acompanhamento dos processos. Nós levamos 12 anos para transformar a nossa marca em uma franqueadora e replicar o nosso modelo de negócio.”
Atualmente, a Dengo mantém três unidades franqueadas em operação na França, um dos mercados mais relevantes e competitivos do setor de chocolates no mundo. Apesar dos resultados positivos, o cofundador da marca, Estevan Sartorelli, ressalta que a gestão de equipes multiculturais ainda representa um desafio significativo. “Nosso maior obstáculo consiste em promover a adaptação cultural no dia a dia de trabalho”, destacou.
A Oakberry também se consolidou no mercado francês, onde atualmente opera 12 unidades e prevê inaugurar outras 8 lojas até o final de 2026. Segundo o presidente para a América Latina, Bruno Costa, investir no setor de gastronomia na França – país reconhecido internacionalmente por sua excelência culinária – representa um desafio estratégico relevante. “A França ocupa um lugar especial em nosso coração”, afirmou.
O seminário reforçou a importância da cooperação bilateral e demonstrou como as franquias brasileiras e francesas seguem inovando, expandindo e construindo pontes entre os dois países.









