Rio de Janeiro Entrevistas  •  Evènements  •  Feiras & Salões

14 de Julho: Confira a entrevista com Gérard Maréchal, Cônsul-Geral da França no Rio de Janeiro

Intensificação das relações França-Brasil e Feira Francesa para celebrar a data são destaques

Nas comemorações do 14 de julho (14 Juillet), dia da Festa Nacional da França, a CCIFB celebra os elos que unem França e Brasil, com destaque ao espírito de cooperação e retomada.

E para marcar este dia especial no calendário das festividades francesas, compartilhamos entrevista com Gérard MaréchalCônsul-Geral da França no Rio de Janeiro, sobre a intensificação da dinâmica das relações França-Brasil, seu impacto em especial no Rio e as atividades previstas para celebrar a data ao lado da comunidade franco-carioca.

Neste ano, com apoio da CCIFB, o Consulado da França promove a Feira Francesa, evento aberto ao público com atrações gastronômicas, musicais e de entretenimento que destacam a cultura francesa. “A CCIFB uniu-se ao Consulado da França no Rio de Janeiro para promover um evento de celebração à cultura e à arte de vida francesa. Uma oportunidade para celebrarmos em conjunto e trazer um pouco da França no coração do Rio de Janeiro”, destaca Patrick Sabatier, Presidente da CCIFB-RJ.

 

Confira a entrevista:

O Brasil vive um período de intensificação das relações França-Brasil, como avalia essa retomada? Quais as estimativas em particular para o Rio de Janeiro?

De fato, nossos dois presidentes se encontraram recentemente em Paris, e desde o início do ano recebemos aqui no Rio a visita da Secretária-Geral do Ministério de Relações Exteriores da França,  Anne-Marie Descôtes, que ao lado da embaixadora Brigitte Collet se reuniu com o Prefeito Eduardo Paes, bem como o Porta-Voz do governo Francês e Ministro da Renovação da Democracia, Olivier Véran, além de diversos senadores franceses, membros da Comissão de Relações Exteriores, de Defesa e de Assuntos Econômicos, o Ministro do Comércio Exterior e da Atratividade e o Grupo de amizade França-Brasil junto à Assembleia Francesa.

Essas visitas nos permitem renovar o diálogo bilateral de alto nível e relançar iniciativas em curso, como o Clube da Transição Energética por exemplo. O impacto desta retomada se reflete concretamente com a participação de importantes delegações francesas em grandes eventos realizados no Rio desde o início do ano: a grande feira de Defesa e Segurança LAAD 2023 e o Web Summit Rio, com a participação de muitos membros da French-Tech e a visita de uma comitiva da região Provence-Alpes-Côte d’Azur e da cidade de Nice, com o lançamento de iniciativas de cooperação com a Prefeitura do Rio, tanto no campo do turismo quanto no da tecnologia.

 

Neste cenário, qual a importância de parcerias da rede França-Brasil, a exemplo do Consulado do Rio e Câmara de Comércio França-Brasil?

A rede França-Brasil e a Equipe Francesa do setor Export contam no Rio de Janeiro com uma facilidade, visto que os seus escritórios estão instalados no prédio da Casa Europa, no centro da cidade, junto com o Consulado-Geral da França e seus diferentes setores (político, econômico, cultural e de atendimento ao público). O mesmo edifício abriga ainda a Câmara de Comércio França-Brasil, a agência Business France, o escritório regional do Instituto de Proteção Industrial (INPI), o escritório do CNRS, o escritório dos adidos de cooperação militar e uma filial da Agência Campus France.

Essa proximidade favorece as sinergias e a realização de atividades conjuntas, com a coordenação de ações individuais dos diferentes membros da Rede França-Brasil, em particular entre o Consulado-Geral e a CCIFB, como a celebração do “14 Juillet”, por exemplo.  Outros elementos importantes da Rede França-Brasil no Rio de Janeiro operam separadamente, como a Aliança Francesa, o Lycée Molière, e a associação Rio Accueil/ Rio Pro.

Através desta ampla rede de serviços, contribuímos com o sucesso de inúmeras operações previstas, visando a cooperação e desenvolvimento do diálogo de alto nível entre os nossos dois países e também junto aos Estados e às capitais económicas e culturais da região.

 

Para celebrar o “14 Juillet”, a Festa Nacional Francesa, o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro com o apoio de parceiros, como a CCIFB, está organizando um evento aberto ao público com atrações gastronômicas, musicais e de entretenimento dando destaque à cultura francesa. Poderia comentar um pouco sobre essa iniciativa?

O Consulado Geral da França no Rio de Janeiro irá realizar, em parceria com a Junta Local e com o apoio da Câmera de Comercio França-Brasil e do Credit Agricole, a « Feira Francesa » para comemorar a festa nacional da França, com comidas típicas e muitas homenagens à gastronomia francesa, conhecida por sua valorização de ingredientes, produtores locais, feiras e mercados.

A curadoria será especial com a participação de renomados representantes da comunidade gastronômica francesa na cidade do Rio de Janeiro, ao lado de produtores da Junta Local, muitos dos quais se inspiram na França para a elaboração de seus pratos e produtos. A comunidade francesa do Rio de Janeiro, cariocas e turistas francófilos estão convidados para comemorar juntos o “14 Juillet” e celebrar o lema da nação francesa: “Liberté, Égalité, Fraternité.”

 

Para saber mais sobre a Feira Francesa, clique aqui.