São Paulo Entrevistas

CCIFB entrevista ídolo do futebol Raí

Jogador fala sobre sua carreira no futebol, a relação com a França e o trabalho com a Fundação Gol de Letra

Raí Souza Vieira de Oliveira nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Sua carreira no futebol começou aos 15 anos de idade, quando um amigo o levou para fazer um teste no Botafogo de Ribeirão Preto, time que jogou entre 1980 e 1986. Mas foi no São Paulo Futebol Clube que Raí construiu uma carreira de sucesso. Ele atuou no time em dois momentos, entre 1987 e 1993 e 1998 a 2000. Na Copa do Mundo de 1994, o jogador defendeu a camisa 10. “Jogar pela seleção brasileira é um sonho de criança, mesmo eu que nunca pensei em ser um profissional. Foi uma consequência do sucesso e de algumas circunstâncias do destino”, conta o craque.

Entre 1993 e 1998, Raí morou na França e jogou no Paris Saint-Germain, mas sua relação com o país começou muito antes disso. O jogador cursou história na universidade e a revolução francesa era um de seus temas favoritos. “Eu sempre adorei a história da França, por tudo que ela representa para o mundo. E Paris é uma cidade que inspira, que faz a gente sonhar e isso me despertou o desejo de ir e quando surgiu a proposta, eu não tive dúvidas”.

A carreira de Raí no Paris Saint-Germain se encerrou em 1998, mas sua ligação com o país se mantem até os dias de hoje e o próprio craque reconhece isso: “É uma história sem fim essa relação minha com a França”. Em 2020, o clube francês completou 50 anos e foi realizada uma votação para escolher os melhores da história do time e o brasileiro foi eleito o maior jogador de todos os tempos do PSG.

Além do reconhecimento pela atuação no futebol, o atleta é respeitado na França por seu trabalho social com a Fundação Gol de Letra. Em 2013, foi condecorado como Chevalier de l’Ordre de la Légion d’Honneur e em 2016, recebeu o título de cidadão francês. “Receber a condecoração da Légion d’Honneur foi uma grande honra, assim como receber nacionalidade francesa foi motivo de muito orgulho. Tem o mesmo valor de campeão do mundo. Receber a Légion d’Honneur, como tudo na França, nunca vem de alguma coisa puramente esportiva”, declara Raí.

Em 2012, a CCIFB-RJ homenageou Raí com o Prêmio Personalidade França-Brasil pelo trabalho social de sua instituição e pela sua relação com o país.

A Fundação Gol de Letra

Idealizada por Raí e pelo também ex-jogador Leonardo Nascimento de Araújo, a Fundação Gol de Letra foi criada em 10 de dezembro de 1998. O nome faz referência ao termo utilizado no futebol para descrever um gol marcado com um chute preciso e certeiro, lance que os jogadores conhecem bem.

Com o objetivo de promover a educação e o desenvolvimento social de crianças e jovens em comunidades de baixa renda, a Fundação oferece programas educacionais, esportivos e culturais que envolvem atividades complementares à educação formal como atividades esportivas, artísticas e culturais, além de oficinas de apoio pedagógico/educacional, apoio socioemocional às famílias e participantes.

“A ideia da Fundação de Gol Letra vem de berço. Meus pais, que são de origem pobre, nos fizeram perceber que vivemos em um país muito injusto, com muitas riquezas e muito potencial, mas um dos países mais injustos do mundo. Passar para os filhos essa sensibilidade por temas sociais sempre foi desejo do meu pai. Nós somos em seis e o Sócrates, o mais velho, participou da redemocratização do país e eu segui esse exemplo, não só dos pais e dos irmãos, mas principalmente do Sócrates. Tentei e tento dar a minha participação ativa e fazer o que posso para contribuir para termos um país cada vez mais humano, mais democrático e mais justo”, ressalta Raí.

Como já citado por Raí, sua história com a França não tem fim, portanto, era natural que esse projeto também tivesse alguma relação com o país. E em 2002, a Associação Gol de Letra França inicia suas atividades com voluntários amigos dos instituidores. A Associação promove eventos, ações e parcerias para captação de recursos que são revertidos aos projetos realizados no Brasil.

 

Quer conhecer mais sobre a Fundação Gol de Letra? Visite o site: https://www.goldeletra.org.br/