Cadeias sustentáveis do Carrefour: rastreabilidade da carne bovina
O Grupo Carrefour Brasil está na vanguarda do combate ao desmatamento vinculado à produção de carne bovina, implementando um rigoroso processo de homologação e monitoramento da origem da carne bovina brasileira. Este processo está fundamentado em critérios socioambientais estritos que orientam a aquisição da carne in natura vendida em suas lojas, com o objetivo de promover uma cadeia produtiva mais sustentável e responsável.
Os fornecedores interessados em estabelecer relações comerciais com o Grupo devem passar por um processo de homologação que inclui o compromisso de monitorar e não tolerar práticas prejudiciais como:
- Desmatamento;
- Trabalho escravo ou infantil;
- Embargos ambientais;
- Invasões de terras indígenas e quilombolas, e invasões em áreas de conservação ambiental.
Adicionalmente, os frigoríficos fornecedores devem cumprir pré-requisitos específicos como:
- Ser signatário do Protocolo Boi na Linha;
- Possuir ferramentas de geomonitoramento;
- Aderir ao Termo de Ajustamento de Con geo monitoring plantation duta (TAC) nos Estados da Amazônia Legal, obter selo de inspeção federal (SIF);
- Permitir a reanálise de fazendas pelo sistema de geomonitoramento do Grupo;
- Manter registro ativo (CAR Federal) e licença ambiental, quando aplicável.
O Grupo Carrefour Brasil mantém uma governança robusta na área, com relações estreitas com stakeholders, incluindo áreas comerciais, de qualidade, ONGs e associações. A empresa é signatária e co-criadora do Protocolo Boi na Linha, juntamente com o IMAFLORA e o Ministério Público Federal, buscando a harmonização dos critérios e procedimentos de monitoramento das fazendas.
Além disso, o Grupo é ativo em várias coalizões e grupos de trabalho dedicados ao combate ao desmatamento e à promoção de práticas sustentáveis na produção de carne, soja, papel, celulose e óleo de palma.
Como membro da Forest Positive Coalition do Consumer Goods Forum, da Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável, e outras iniciativas como a Collaboration for Forest and Agriculture, o Grupo Carrefour Brasil reforça seu compromisso com a transformação das cadeias produtivas em direção a um futuro mais sustentável e florestal mente positivo.