São Paulo Entrevistas

Capgemini avança na sustentabilidade e inovação tecnológica

Empresa reforça seu compromisso com a redução de emissões e a integração de práticas sustentáveis em suas operações e serviços 

Uma das maiores fornecedoras de serviços de consultoria, tecnologia e outsourcing do mundo, com 300 mil profissionais em 44 países, a Capgemini está profundamente comprometida com a sustentabilidade e a inovação. O Grupo, que é associado institucional da Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo, é um dos patrocinadores do 3º Fórum de Bioeconomia e Sustentabilidade CCIFB, que será realizado em 22 de agosto em São Paulo, reunido algumas das empresas que mais se destacam em sustentabilidade e ESG no país.  

Emanuel Queiroz, Vice-Presidente da Capgemini e moderador do painel 2, “Bioeconomia e Tecnologia (rastreabilidade, monitoramento satelital, uso da IA)”, afirma que a empresa está comprometida com o acordo do clima de Paris há muitos anos, com um programa em vigor para garantir que as emissões se reduzam de acordo com os níveis necessários para limitar o aquecimento a 1,5°C. "A integração da tecnologia com a sustentabilidade não é apenas uma prioridade, mas uma necessidade para enfrentar os desafios climáticos e alcançar nossos objetivos globais”, acrescenta.  

Para alcançar a emissão zero, a Capgemini implementou uma série de ações que incluem a redução de impactos operacionais e a integração da sustentabilidade em seus serviços de transformação. “Estrategicamente, implementamos nosso programa de dez pontos de emissão zero, que fornece um arcabouço geral para nossos esforços de sustentabilidade. Isso inclui tanto reduzir nossos próprios impactos operacionais quanto incorporar a sustentabilidade no centro dos serviços de transformação que fornecemos aos nossos clientes”, explica. “Operacionalmente, estamos focando em reduzir as emissões de nossas instalações, viagens de negócios e deslocamento, e nossa cadeia de suprimentos. Nosso Green Lease Framework recebeu o reconhecimento de ouro no Green Lease Leaders Awards”.  

A cadeia de suprimentos também é impactada positivamente por essas medidas. “Queremos entender e reduzir nossas emissões de bens e serviços adquiridos. Para isso, estamos engajando proativamente nossos 100 principais fornecedores, que respondem por cerca de 50% de todas as emissões da cadeia de suprimentos”, continua o diretor. Nessa tarefa, são utilizadas tecnologias como GenAI para identificar rotas e processos mais eficientes, reduzindo, assim, o consumo de matéria-prima e as emissões. 

Recentemente, a Capgemini realizou, no Brasil, a implementação global de um sistema de gestão de energia baseado em inteligência artificial que reduz o consumo energético em até 35%. O sistema foi desenvolvido em colaboração com a Schneider Electric, outra empresa associada da CCIFB presente no Fórum. “Temos, também, buscado soluções de gestão de dados para geração de relatórios de sustentabilidade e monitoramento das ações para atingir os objetivos de sustentabilidade das empresas”, acrescenta. Ele acredita que a transformação necessária é possível com atuações colaborativas entre diferentes setores, inclusive com parcerias público-privadas. “Sem esta abordagem cruzada, empresas ou setores individuais não conseguem a abrangência tecnológica ou de diversidade de consumo de insumos para criar um ciclo completo de economia sustentável.  

Todas essas movimentações, é claro, não passam despercebidas pelo mercado, inclusive em relação à imagem das empresas. “Quase 80% das organizações concordam que estamos vivenciando uma dupla transição para um mundo mais digital e sustentável. Nesse cenário, empresas que não investem em ações de sustentabilidade crescem até 24% menos em receita por profissional do que aquelas que mais investem”, conclui. 

 

Serviço: 

3º Fórum CCIFB de Bioeconomia e Sustentabilidade 

Painel 2 – “Bioeconomia e Tecnologia (rastreabilidade, monitoramento satelital, uso da IA) das 11h10 às 12h10 

Data: 22/08/2024 

Horário: das 9h às 18h30  

Almoço opcional das 13h às 14h30 (Valor R$ 145,00 por pessoa) 

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (Portão 2: Av. Queiroz Filho, 1315 - Alto de Pinheiros, São Paulo) 

Evento gratuito 

TODAS AS PUBLICAÇÕES