São Paulo Entrevistas
CNP Seguradora: inovação e sustentabilidade no coração dos negócios
Empresa, que é patrocinadora do Fórum, busca destaque no setor por meio do compromisso com pautas ESG e iniciativas sociais pioneiras no país
“Nossa ambição é estar na vanguarda da sustentabilidade no setor brasileiro de seguros.” A afirmação é de François Tritz, CEO da CNP Seguradora, associada institucional e uma das patrocinadoras do 3º Fórum de Bioeconomia e Sustentabilidade CCIFB. A empresa faz parte da CNP Assurances, uma das maiores seguradoras da Europa, que atua em 19 países com produtos de proteção adaptados à realidade econômica, social e cultural de cada mercado. No Brasil, onde a marca CNP Assurances chegou há mais de 20 anos, a empresa lançou há pouco mais de um ano sua própria marca e os compromissos se reforçaram para avançar nos temas ambientais, sociais e de governança mais relevantes para o segmento, de modo a liderar a transformação rumo a um negócio mais moderno e sustentável e a fortalecer a percepção de valor sobre seus produtos como soluções adequadas para facilitar a vida e promover sustentabilidade financeira dos clientes.
“O ESG faz parte do nosso core business desde sempre”, diz Tritz. Entre as iniciativas mais relevantes relacionadas ao tema ele cita o Programa ESG, lançado em 2023, que está estruturado em cinco pilares principais: Diversidade, Equidade e Inclusão; Oferta de soluções inclusivas; Investimentos com impacto socioambiental positivo; Responsabilidade socioambiental na gestão administrativa e supply chain; e Proteção ambiental. O Programa foi desenvolvido após a identificação de mais de 750 temas relevantes, resultando em 70 iniciativas prioritárias com metas definidas até 2025 e 2030. O CEO explica que foi um processo complexo: “mapeamos diversos temas até chegar às iniciativas que refletem os valores fundamentais do nosso Programa ESG. Toda a companhia está envolvida e cada pilar de ação conta com um executivo como sponsor e um grupo de trabalho associado. A abordagem dos aspectos ESG e a preocupação com a sustentabilidade permeiam todas as nossas atividades”, afirma.
Em 2023, a CNP concluiu uma reestruturação organizacional, tornando-se autônoma no Brasil. A transformação foi crucial para o fortalecimento de parcerias estratégicas e ampliação do impacto social da empresa no país. Tritz explica que a estratégia de investimento de longo prazo em ESG inclui parcerias como a iniciada com os Correios para a oferta de microsseguros acessíveis. Além disso, investimentos significativos, como o Projeto Conexão Amazônia, refletem o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental, promovendo empreendedorismo e restauração ambiental na região.
Os próximos passos incluem ampliar a implementação da estratégia ESG, enfrentando desafios como o reforço da cultura de sustentabilidade e a conscientização sobre seguros inclusivos no Brasil. "Queremos ser uma referência em desenvolvimento sustentável no mercado segurador brasileiro”, prossegue Tritz.
Nesse aspecto, a participação da CNP como patrocinadora do 3º Fórum de Bioeconomia e Sustentabilidade CCIFB é uma oportunidade para se posicionar em relação à agenda sustentável e impulsioná-la no setor empresarial. “Fomentar o debate e levar informações de valor a mais pessoas é essencial para normalizar os aspectos sustentáveis nas cadeias de negócios”, diz o CEO. “Ao apoiarmos iniciativas que agregam valor social e ambiental, contribuímos para um futuro mais sustentável e inclusivo para todos”, conclui.
Serviço:
3º Fórum CCIFB de Bioeconomia e Sustentabilidade
Data: 22/08/2024
Horário: das 9h às 18h30
Almoço opcional das 13h às 14h30 (Valor R$ 145,00 por pessoa)
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (Portão 2: Av. Queiroz Filho, 1315 - Alto de Pinheiros, São Paulo)
Evento gratuito