Entrevistas

Compromisso ESG da Renault: rumo à sustentabilidade e inovação

Investimentos tecnológicos e estratégias inovadoras consolidam a montadora como referência na redução de poluentes responsabilidade socioambiental

O Renault Group possui uma estratégia de responsabilidade socioambiental com objetivos claros para alcançar a neutralidade de carbono até 2040 na Europa e até 2050 em todo o mundo, bem como a redução de consumo de recursos naturais e a melhoria contínua na gestão dos aspectos sociais, ambientais e de governança inerentes à nossa atividade.​

A empresa possui um comitê de sustentabilidade dedicado à estratégia, à implementação e ao monitoramento de ações que visam reduzir os impactos que contribuem para as mudanças climáticas – especialmente as emissões de CO₂. Além disso, trabalha para reduzir o uso de recursos naturais como água e energia na produção.

Um passo significativo das ações do Grupo Renault na agenda ESG foi dado em 2023. Utilizando um parque solar de 50 MW dentro do Complexo Fotovoltaico de Castilho/SP, ele se tornou a primeira montadora do Brasil a adotar o sistema fotovoltaico como fonte de 100% da energia elétrica utilizada em suas operações.

A gestão dos resíduos gerados no processo produtivo é outro foco das ações. Diversas iniciativas ligadas ao conceito de economia circular garantem, desde 2016, a qualificação de aterro zero no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Para alcançar os objetivos de descarbonização, o Grupo Renault investe no desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas ao veículo, como no caso dos motores movidos a energia elétrica. Segundo a empresa, o mercado brasileiro tem espaço para veículos 100% elétricos, principalmente veículos comerciais, com empresas que precisam fazer a redução da sua pegada de carbono e com clientes que desejam ter acesso a essa tecnologia.

O Instituto Renault também é protagonista da agenda ESG da empresa, visando impactar positivamente a vida das pessoas beneficiadas por seus projetos através da inclusão e da segurança no trânsito. Sempre comprometido com a escuta ativa da comunidade, o Instituto Renault também realizou o Mapa Social 2023. Esse novo estudo foi realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) nas comunidades da Borda do Campo e Roseira, no entorno do Complexo Ayrton Senna. Essa análise buscou avaliar os impactos dos projetos implementados no território e a percepção da marca pela comunidade em comparação ao Mapa Social realizado em 2018, além de direcionar futuras iniciativas alinhadas com as necessidades locais e com os ODS da ONU.

Para Ricardo Gondo, Presidente da Renault do Brasil e do Instituto Renault, essas mudanças estratégicas e a implementação de novas iniciativas focadas no desenvolvimento tecnológico e sustentável deixam a empresa preparada para enfrentar os desafios do futuro e continuar sendo uma referência nos mercados nacional e global. “À medida que avança, reafirma seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade, a diversidade e inclusão e o crescimento em todas as áreas de sua operação. A empresa está confiante de que continuará construindo bases sólidas de desenvolvimento que lhe permitam alcançar novos patamares de sucesso para os novos capítulos que virão”, afirma.