São Paulo Comissões
Conselho de Administração é debatido em evento da CCIFB-SP: “A jornada além da governança”
Comissões de Comunicação & Marketing e Legal reuniram especialistas para discutir o papel estratégico dos conselhos nas empresas
A Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCIFB-SP) realizou, no dia 10 de setembro, o encontro “Conselho de Administração: A jornada além da governança”, promovido pelas Comissões de Comunicação & Marketing e Legal. Os convidados do encontro foram Edilson Ramos, CEO do Advisory Council Team, e Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) e membro do Conselho Consultivo da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA) do Município de São Paulo. A moderação ficou a cargo de Ana Paula Ramos, CEO da Enkantha, consultoria especializada em ranking de executivos e estruturação de conselhos.
Durante a abertura, Ana Paula destacou que a atuação dos conselhos vai além da governança, tornando-se uma peça estratégica para o desenvolvimento sustentável das organizações. “O conselho é, acima de tudo, um agente de valor. Ele amplia a visão do empresário, que muitas vezes está imerso no dia a dia e pode não enxergar riscos ou oportunidades. O papel do conselho é trazer novas perspectivas, oferecer insights e contribuir para decisões mais sustentáveis no curto, médio e longo prazo”, afirmou.
Na sequência, Elias Sfeir compartilhou experiências de sua trajetória em conselhos nacionais e internacionais, destacando o desafio de alinhar práticas globais à realidade brasileira. “Um bom conselho traz equilíbrio, abre portas e pode, ser um agente de transformação. Muitas vezes, o papel do conselheiro é justamente construir a ponte entre diferentes culturas de gestão e garantir que a estratégia esteja ajustada à realidade local sem perder a visão global”, ressaltou.
Ele também enfatizou a importância do caráter consultivo na inovação do setor público e privado: “Mesmo quando não tem poder de decisão, um conselho consultivo pode orientar, estruturar prioridades e apoiar projetos que se tornem referência, inclusive em nível internacional. Esse é o valor de uma boa governança que vai além do papel formal”.
Edilson Ramos, por sua vez, destacou que sua trajetória transita entre dois universos complementares: o dos executivos, a quem auxilia no desenvolvimento e manutenção de competências ao longo da carreira, e o das pequenas e médias empresas brasileiras, que cada vez mais sentem a pressão do mercado para constituírem conselhos. Segundo ele, esse movimento, semelhante ao que ocorreu há décadas com as certificações de qualidade, abre espaço para que organizações se fortaleçam por meio de conselhos consultivos.
“Minha realidade está dividida em dois mundos: o dos executivos, em que ajudo a manter e ampliar suas habilidades, e o das pequenas e médias empresas, que hoje sofrem pressão crescente para constituírem conselhos”, finaliza Edilson.
Confira a gravação do evento na íntegra: