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Desafios globais e conquistas locais: a jornada sustentável do Grupo L'Oréal

No Brasil, estratégias e iniciativas partem da companhia e são propagadas para a sociedade

No Grupo L’Oréal, líder mundial do segmento de beleza, a estratégia de sustentabilidade conta com diversas ações e projetos que visam o impacto positivo nas sociedades e no meio ambiente. Uma delas é a criação de um Comitê Executivo de Sustentabilidade, que traça estratégias que começam na companhia e são propagadas para a sociedade. Outra é a adoção, em todas as instalações da empresa no Brasil, de fontes de energia renovável solar e eólica em parcerias estratégicas com a ENGIE e a Axis Solar. Nesse quesito, um case é o Centro de Pesquisa e Inovação, localizado na Ilha de Bom Jesus (RJ), com 1.200 painéis solares, e a usina solar na fábrica, localizada em São Paulo, com mais de 1.500 painéis.

Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos, destaca que o Grupo L'Oréal no Brasil lançou o primeiro posto de abastecimento com biometano da América Latina e o primeiro da companhia no mundo, o que permite que todos os caminhões da frota dedicada da empresa funcionem com combustíveis renováveis em uma parceria com a Gás Verde. Além disso, conta, “mais de 90% das embalagens de plástico PET do nosso portfólio são PET-PCR, feitas com plástico reciclado. Também estamos acelerando nosso compromisso com a regeneração da natureza por meio do Fundo de Regeneração da Natureza, apoiando a restauração de terras, manguezais, áreas marinhas e florestas degradadas.”

O Grupo atua também no reflorestamento de terras degradas na Amazônia. O projeto ReforesTerra prevê a restauração de 2 mil hectares na região, envolvendo mais de mil agricultores locais no plantio de árvores e na conservação da biodiversidade. Os agricultores são remunerados com créditos de carbono, estimando-se a captura de 768 mil toneladas de CO₂ em 20 anos.

Outra iniciativa inovadora é a Biochar, em parceria com a startup NetZero. Trata-se de um projeto localizado em Minas Gerais que promove a transformação de resíduos agrícolas em biocarvão, que é um carbono estável e não poluente que pode ser adicionado para melhorar o solo degradado”, explica Helen. O elemento é reconhecido pelo IPCC como uma solução viável com potencial para remover de um a dois bilhões de toneladas de emissões de CO2 da atmosfera do planeta a cada ano.

Em escala global, o compromisso com o futuro é evidenciado pelo "L’Oréal para o Futuro", que estabelece metas até 2030. A empresa está engajada na criação de novas tecnologias para acompanhar as mudanças que o planeta enfrenta. No Brasil, algumas metas já têm sido implementadas, como:

• Em 2023, 98% dos produtos lançados ou renovados tiveram sua performance ambiental melhorada.

• Mais de 90% do portfólio de embalagens que utilizam plástico PET são PET-PCR, provenientes de fonte reciclada.

• Em 2023, 65% dos ingredientes utilizados nos produtos foram de base biológica ou derivados de minerais abundantes.

• Todas as unidades do Grupo L´Oréal no Brasil utilizam 100% de energia renovável.

• O Grupo L'Oréal inaugurou o primeiro Posto de Abastecimento a Gás Biometano da América Latina e do Grupo no Mundo.

• Em 2023, as emissões via viagem a negócios diminuíram em 41% em comparação com 2019.

• Todos os pontos de venda das marcas do Grupo L´Oréal no Brasil possuem eco design, visando menor impacto ambiental.

Além disso, continua Helen, através do Fundo L’Oréal para Regeneração da Natureza, o grupo está restaurando florestas na Amazônia e em Minas Gerais, tendo impactado mais de 127 mil pessoas com as causas das marcas desde 2021. “Essas conquistas refletem nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental e social”, diz a diretora. “Como líder global em beleza, estamos comprometidos com a sustentabilidade e a diversidade, buscando impacto positivo ambiental e social. Atuamos em três grandes objetivos: respeitar os limites planetários, capacitar nosso ecossistema para a transformação e contribuir para resolver desafios ambientais e sociais. Aqui no Brasil, temos quase 100 pessoas dedicadas a essa agenda, seja em descarbonização, justiça climática ou comércio justo. Acreditamos que a performance extra financeira é tão importante quanto a financeira, focando em diversidade, equidade, inclusão e sustentabilidade”, finaliza.