Entrevistas

Ignacio Sánchez Villares, CEO da Leroy Merlin, fala sobre os impactos positivos causados pela empresa

A Leroy Merlin cada vez mais investe em produtos positivos. “Esse esforço é essencial, uma vez que calculamos que 80% da nossa pegada ambiental tem origem nos itens que comercializamos”, afirma Ignacio Sánchez Villares, CEO da Leroy Merlin Brasil.

Atualmente, a rede utiliza 12 selos para avaliar um produto, são eles:

– acessibilidade;
– economia de água na operação;
– tratamento da água utilizada no processo;
– utilização de água da chuva recuperada;
– há produção de energia;
– ocorre economia de energia no processo;
– ou economia de energia indireta;
– é reciclável ou compostável;
– conta com certificação de origem dos recursos naturais utilizados;
– é fabricado a partir de materiais reciclados;
– reduz a poluição do solo e da água;
– se preserva a qualidade do ar na operação.

Em 2021, a Leroy Merlin categorizou todos os produtos para compreender o estágio de sustentabilidade de cada um e cerca de 5 mil deles contam com pelo menos uma das 12 funcionalidades. Com base nesse levantamento, a empresa passou a oferecer suporte aos fornecedores que produzem os itens, pare que eles aprimorem seus processos produtivos. “Estamos nos estruturando para que nossa avaliação vá além da mensuração dos impactos das funcionalidades de cada item comercializado. A proposta é que verifiquemos de que maneira todo o ciclo de fabricação e de pós-consumo dos produtos afeta o planeta”, explica o CEO.

Desde 2009, a empresa disponibiliza, em todas as unidades da rede, estações de coletas seletivas no formato all-in. A partir dessa iniciativa, clientes e pessoas da comunidade onde as lojas Leroy Merlin atuam podem fazer o descarte de lâmpadas, pilhas e baterias, eletroeletrônicos, papéis, papelões, plásticos, metais e vidros. Somente no ano passado, cerca de 25 toneladas de eletrônicos, pilhas e baterias e mais de 400 mil unidades de lâmpadas foram descartadas sem qualquer agressão ao meio ambiente.

Outra medida de mitigação de riscos ambientais adotada pela Leroy Merlin inclui o desvio de aterro, que busca eliminar o uso de aterros sanitários por meio da reutilização, redução e reciclagem de resíduos. Em 2022, a empresa alcançou uma taxa de desvio de aterro de 76%, o que representa um aumento de nove pontos percentuais em relação a 2021.

“Todas essas iniciativas resultam em maior conforto para colaboradores e clientes e melhor desempenho ambiental, reduzindo em até 29% de consumo de energia e 13% de consumo de água nas unidades certificadas, com o sistema de captação e tratamento de água das chuvas”, reforça Ignacio. Por conta de todas as medidas citadas, a Leroy Merlin possui certificação AQUA-HQE, o reconhecimento de Alta Qualidade Ambiental que garante a gestão e uso sustentável dos edifícios.

Apoiar projetos que fomentem a cultura da sustentabilidade também é uma das causas da empresa. Eles são signatários do Pacto Global, que busca engajar empresas na adoção de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade e são associados globalmente à Organização Internacional do Trabalho (OIT). As iniciativas fazem parte do rol de ações de sustentabilidade e igualdade da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, a Leroy Merlin é membro do Conselho de Sustentabilidade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e aderiu ao Acordo Ambiental São Paulo, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Além disso, 100% dos produtos de madeira são certificados FSC, 95% dos edifícios fazem uso de energia renovável e na Supply Chain otimizamos as rotas e capacidade de armazenamento dos caminhões e temos a ambição de reduzir a reduzir 50% das emissões de carbono até 2035.

“As empresas estão sendo chamadas a adotar práticas de negócios mais sustentáveis e responsáveis, visando à conservação da biodiversidade e à proteção dos ecossistemas naturais”, finaliza Ignacio Sánchez.