Entrevistas

Nour Bouhassoun reflete sobre conquistas e desafios na CCIFB RJ

Diálogos construtivos e articulação institucional para fortalecer o potencial do Brasil como destino de negócios franceses

CCIFB RJ: Durante seu mandato como presidente da CCIFB RJ, quais foram os momentos mais marcantes?

Nour Bouhassoun: Acho que o momento mais marcante para mim foi a minha saída da Câmara. Fiz muitos amigos, e a despedida foi difícil. Foi uma experiência intensa.

CCIFB RJ: E do lado institucional, houve algum evento que se destacou particularmente?

Nour Bouhassoun: Um dos momentos mais fortes foi a minha experiência com o Prêmio Personnalité do Ano. Além disso, outro momento relevante foi convencer o Patrick a aceitar a sucessão. Foi algo significativo para garantir a continuidade e o futuro da Câmara.

CCIFB RJ: Quais foram os principais desafios que você enfrentou durante sua gestão?

Nour Bouhassoun: O maior desafio era encontrar maneiras de ajudar as empresas, especialmente porque muitas delas no Rio são filiais de multinacionais que, teoricamente, não precisam da Câmara. O desafio era como ser útil para empresas super organizadas e estruturadas.

CCIFB RJ: Durante sua gestão, você liderou a Câmara em um cenário institucional complexo. Como foi essa experiência e de que maneira a Câmara atuou para apoiar as empresas francesas nesse contexto?

Nour Bouhassoun: Sem dúvida, foi um período desafiador. A Câmara sempre buscou promover diálogos construtivos e manter um canal de comunicação claro e eficiente entre os presidentes de empresas e suas casas matrizes. Nosso objetivo era reforçar a atratividade e o potencial do Brasil para os negócios, independentemente do contexto institucional. A Câmara esteve presente para apoiar as empresas francesas, garantindo que suas operações encontrassem um ambiente propício para prosperar.

CCIFB RJ: E quanto às visitas oficiais de políticos e empresários da França? Como vocês as conduziam?

Nour Bouhassoun: Recebíamos delegações de políticos e empresários da França com frequência e não desperdiçávamos nenhuma oportunidade para explicar o potencial do país e o sucesso de muitas empresas francesas aqui. Era um trabalho contínuo de comunicação e convencimento.

TODAS AS PUBLICAÇÕES