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‘Olhar para dentro de casa’: Webinar da Comissão de Marketing discute estratégias para crescimento contínuo de empresas

 

‘É preciso estar preparado para ciclos de mudanças’, disse o CEO da Incitat, André Vasconcellos

 

Quais estratégias uma empresa deve adotar para lidar com os ciclos do mercado e como fazer para continuar expandindo? Esse foi o tema central do webinar ‘Crescimento Contínuo: Tecnologia, Dados e Pessoas’, promovido, no dia 25 de novembro, pela Comissão de Comunicação & Marketing da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB).

O evento teve como mediador Jean Saghaard, líder da Comissão. “A área de vendas já teve muitos mitos, mas está cada vez mais profissionalizada, técnica e estrategicamente, principalmente no segmento B2B. Os resultados são fruto de planejamento e gestão apurada”, disse ao abrir o webinar.

Segundo o palestrante convidado, André Vasconcellos, CEO e fundador da Incitat, um dos fatores para o sucesso de uma estratégia de crescimento é saber juntar, na prática, as áreas de marketing e de vendas. “É importante que os dois setores conversem para eliminar lacunas”, afirmou o especialista.

Para o palestrante, não existe venda sem marketing e sem construção de conteúdo. Ao mesmo tempo, se não se vende, não é possível financiar a operação da empresa. “Vender é sobre saber ouvir, se colocar no lugar do cliente, oferecer a solução mais correta. Marketing, por sua vez, é empatia, entender a dor do cliente e comunicar de uma forma que faça sentido”, resumiu.

Vasconcellos disse ainda que o processo de vendas B2B está cada vez mais complexo, o que, muitas vezes, pode acabar confundindo o trabalho do vendedor. “Temos cada vez mais e mais aplicativos, a carga de trabalho aumenta, o que afasta esse funcionário do seu trabalho real, que é a atividade comercial”, disse o palestrante.

De acordo com levantamentos recentes, um vendedor precisa abrir de quatro a 10 aplicativos para pôr em prática o processo de venda. “É absurdo, mas 72% do seu tempo é gasto em atividades não comerciais”, questionou o CEO da Incitat, empresa especializada em marketing de crescimento e aceleração de vendas.

O especialista apontou uma mudança que pode ser aplicada para melhorar o serviço de vendas: “Os contatos de vendas, às vezes, são impessoais, falta direcionar mais, ser mais sniper e menos genérico, falar a linguagem do cliente do outro lado”, ensinou.

Para alcançar isso, é importante ter informações mais completas sobre os compradores, para que a abordagem seja mais personalizada. “Os clientes estão mais atentos, mas, no último passo, querem alguém para trocar e saber o que estão comprando, gostam de contato pessoal”, explicou.

Para atingir o crescimento contínuo, disse o palestrante, é preciso compreender que a evolução de uma empresa não é uma linha reta: “São ciclos, após surgir um novo mercado, ele vai se esgotar. O crescimento acontece em ondas”.

Para enfrentar a entressafra, o segredo, acrescentou ele, é identificar oportunidades e ter profundo conhecimento da estrutura e dos produtos que existem dentro da companhia. A chave da estratégia está na análise e no desenvolvimento de quatro pilares, tecnologia, dados, conteúdo e pessoas.

“Todo crescimento acaba, é necessário entender isso, estando preparado para novos ciclos, pois a mudança é a realidade. O importante é trabalhar com o que já se tem, para identificar oportunidades sem precisar investir tanto em inovação. Não precisa atirar longe, basta olhar para dentro de casa”, disse Vasconcellos.

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