As tecnologias mais avançadas do momento, como inteligência artificial, realidade virtual, machine-learning e deep-learning, estão presentes nas soluções digitais da companhia para integrar os clientes na transformação digital
Multinacional francesa de tecnologia, líder em transformação digital de gerenciamento e automação de energia, a Schneider Electric tem em sua história mais de 180 anos de existência, 75 deles com presença no Brasil. Para chegar a sua atual posição, a empresa percorreu uma trajetória de diversificação, atuando em segmentos como siderurgia, mecânica pesada, construção e, principalmente, eletricidade.
Segundo Rafael Segrera, presidente da Schneider Electric para a América do Sul, a companhia alcançou sua atual expertise e posição de liderança com a intensificação de investimentos em aquisições estratégicas nos segmentos de gestão de energia e tecnologia inovadoras.
“Estamos há mais de 30 anos focados no mundo elétrico. Desde então, temos desenvolvido mais essa área elétrica e a de automação”, afirma o presidente da companhia para a América do Sul, Rafael Segrera. “Essa orientação é para termos o melhor portfólio de hardware e de software que ajude nossos clientes na transformação digital e na sustentabilidade de seus negócios.”
É desse modo que as tecnologias mais avançadas do momento, como inteligência artificial, realidade virtual, machine-learning, deep-learning, estão presentes nas soluções digitais da companhia para integrar os clientes na transformação digital. “Falamos muito sobre o metaverso, que é um pouco do que nós já fazemos com o digital-twin. Quando você é capaz de criar um gêmeo digital, basicamente você está criando um ambiente onde você pode simular e manipular, criando situações para se antecipar. A gente já faz isso faz tempo.”
Foi por meio de investimentos em aquisições estratégicas com foco em gestão de energia e tecnologia inovadoras que a Schneider alcançou sua atual expertise. Segundo Segrera, nos últimos cinco anos, os investimentos foram intensificados na área de software, de hardware de distribuição elétrica e de produtos de automação. “Nós passamos a complementar o portfólio com uma série de soluções em software por meio da compra de companhias, como as inglesas Invensys e Aveva, e pelo desenvolvimento de novos softwares na parte industrial e de gerenciamento de energia.”
Para a companhia, diz o executivo, trata-se de um forte objetivo tornar seus clientes mais eficientes e mais sustentáveis. “A eficiência é quando se produz mais utilizando menos recursos, com tecnologia, e mais sustentável quando se reduz constantemente a pegada de carbono até chegar a zero emissão.”
Com o crescente comprometimento dos países e das empresas com processos de descarbonização, estabelecendo o ano em que alcançarão a meta de zerar suas emissões, Segrera destaca que se tornaram necessários instrumentos para medir a evolução desse compromisso e a redução de emissões, algo que as tecnologias da Schneider são aptas. “Elas possibilitam às empresas saber em que etapa do processo elas se encontram e ajustarem seu plano estratégico, verem quanto estão avançando e se precisam acelerar”, observa.
Serviço:
14º Innovation & Tech Forum
Data: 20/10/2022
Horário: das 8h às 13 horas
Local: La Fabrique/State – SP1| Avenida Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina – São Paulo – SP
Inscrições: https://www.ccfb.com.br/eventos/14-innovation-tech-forum-e-premio-de-startups/