São Paulo Comissões

Empresas brasileiras precisam acelerar adaptação tecnológica para não ficar para trás

Competitividade depende de adaptar novas tecnologias ao contexto brasileiro e escolher fornecedores certos

A Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCIFB-SP) realizou, no dia 18 de setembro, o encontro “Sourcing de Tecnologia - Como selecionar os melhores parceiros para seus desafios de negócios”, promovido pela Comissão de Tecnologia e Inovação. A palestrante convidada foi Adriana Frantz, Research Partner da TGT ISG. A moderação ficou a cargo do vice-líder da Comissão de Tecnologia e Inovação, Marcio Tabach.

Durante o evento, o vice-líder explicou que há hoje um “fear of losing opportunities”, o medo de perder oportunidades, que pressiona companhias de todos os setores. “As organizações precisam avaliar como essa revolução tecnológica impacta seus negócios e, sobretudo, escolher corretamente os parceiros de tecnologia. Essa decisão é crucial para transformar tendências em ganho real de produtividade”, pontua Marcio.

A Research Partner da TGT ISG, reforçou que a escolha do fornecedor adequado é um dos maiores dilemas enfrentados atualmente pelos executivos de compras. Com experiência de 17 anos no setor financeiro e trajetória acadêmica em mestrado e doutorado, Adriana lidera estudos sobre ecossistemas como AWS e Google. “Independentemente do porte da empresa, selecionar o parceiro tecnológico certo é um desafio estratégico. O objetivo é garantir compliance e, ao mesmo tempo, permitir inovação com agilidade”, explica.

Durante a apresentação, Adriana compartilhou um case de uma grande empresa brasileira que, com orçamento milionário para TI, buscava reorganizar seus processos de compras. A solução envolveu a criação de uma matriz estratégica de aquisições, diferenciando tipos de serviços e definindo políticas de negociação específicas. “Nem toda aquisição deve seguir o mesmo modelo. É preciso compreender a criticidade de cada compra para adotar políticas de negociação adequadas, equilibrando custo, governança e velocidade de inovação”, finaliza.

O encontro reforçou que, diante de um ambiente de transformação digital acelerada e de modelos de negócios disruptivos, a capacidade de adaptação passa pela combinação entre visão estratégica, processos bem estruturados e a parceria com fornecedores que entendam as necessidades do mercado brasileiro.

 

Confira a gravação do evento na íntegra: 

TODAS AS PUBLICAÇÕES