São Paulo Comissões

O poder da computação quântica em debate na Câmara de Comércio França-Brasil

Especialista apresenta aplicações práticas e desafios da computação quântica, tecnologia com impacto estimado em trilhões de dólares

A CCIFB-SP realizou, no dia 3 de setembro, o evento “Bonjour, Futuro: A Era da Computação Quântica Chegou”, promovido pela Comissão de Tecnologia e Inovação. O evento contou com palestra de Luiz Augusto Silvestre Luccas, pesquisador em Computação Quântica no Venturus, e moderação de Sandro Faria, líder da comissão.

Na abertura, Corine Fontenelle, Diretora Executiva Nacional da CCIFB, ressaltou os 125 anos da instituição e sua missão de fortalecer as conexões entre França e Brasil, promovendo negócios, cultura e inovação. Ela destacou ainda a presença da Câmara em diferentes regiões do país e anunciou a realização do French Tech Summit 2025, que acontecerá em 23 de outubro, em São Paulo.

Em sua apresentação, Luccas explicou como a computação quântica permite resolver problemas complexos de maneira mais eficiente do que os computadores tradicionais, superando limitações como mínimos locais e acelerando algoritmos de inteligência artificial e machine learning. Ele lembrou que fenômenos quânticos, como o tunelamento, já aparecem em processos naturais como a fotossíntese e agora inspiram soluções tecnológicas e econômicas, com potencial de movimentar entre 1 e 2 trilhões de dólares nos próximos dez anos.

O pesquisador também apontou os setores que devem sentir de forma mais imediata os impactos da tecnologia, como a indústria financeira, de energia, logística, farmacêutica e automotiva.

Ele destacou, ainda, a necessidade de investimentos estratégicos, lembrando que países como a China já aplicam bilhões em tecnologias quânticas emergentes, enquanto o Brasil ainda tem espaço para se consolidar nesse campo. Mais do que um tema acadêmico, Luccas reforçou que a computação quântica deve ser encarada como ferramenta estratégica para o mundo corporativo. Segundo ele, executivos precisam se familiarizar com conceitos como entrelaçamento e interferência quântica para explorar o potencial da tecnologia, otimizar processos e competir com países que já investem pesadamente no setor.

 

Confira as fotos e a gravação do evento: 

TODAS AS PUBLICAÇÕES