Diversidade e sustentabilidade são grandes apostas para 2021

Vivenciamos uma era onde diversidade e sustentabilidade estão cada vez mais presentes. 

De um lado, é possível perceber um consumidor cada vez mais engajado com causas socioambientais e questões sustentáveis. Do outro, nota-se também indivíduos cada vez mais empoderados, em busca de direitos iguais e na luta contra qualquer tipo de preconceito.

Para entender como empresas francesas e brasileiras estão engajadas com questões de diversidade e sustentabilidade em suas operações, o Instituto Ipsos em parceria com a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) realizou a 6ª edição da pesquisa Barômetro. A pesquisa, realizada entre 20 de outubro e 4 de dezembro de 2020, contou com cerca de 117 respondentes à frente de empresas francesas e brasileiras associadas à Câmara Francesa.

Reciclagem e consumo consciente estão entre as práticas mais estimuladas nas empresas, revela estudo 

De acordo com a 6ª e mais recente edição da pesquisa Barômetro Ipsos-CCIFB, o consumo consciente (70%*), a reciclagem (65%*e o consumo de energia são as práticas mais estimuladas pelas empresas. Mais da metade dos respondentes mostraram-se satisfeitos ou muito satisfeitos com tais práticas nas empresas.

Quando questionados sobre o plantio de árvores e redução da emissão de gás carbônico (CO2), o estudo concluiu que as empresas poderiam estimular mais ações em prol das práticas sustentáveis apresentadas.

Outra prática relacionada à sustentabilidade analisada durante a pesquisa foi o consumo de água, onde um pouco mais da metade dos respondentes (55%*) afirmaram estimular a prática dentro das empresas e mostraram-se satisfeitos quando sua efetividade.

* Nota: os valores apresentados  para referir-se aos dados da 6ª edição da pesquisa Barômetro Ipsos-CCIFB estão aproximados.

Sustentabilidade: Engajamento e satisfação dos colaboradores 

O estudo Barômetro Ipsos-CCIFB também analisou a satisfação e o envolvimento dos funcionários e colaboradores das empresas quanto às práticas de sustentabilidade das mesmas.

Segundo o estudo, 50% dos funcionários mostraram-se engajados ou muito engajados com as práticas sustentáveis das empresas. O valor representa um aumento de 4% quando comparado à 5ª edição da pesquisa, realizada entre 4 de dezembro de 2019 e 12 de janeiro de 2020.

46% dos funcionários mostraram-se satisfeitos ou totalmente satisfeitos com as práticas sustentáveis de seus locais de trabalho, 3% a mais do que a última edição da pesquisa.

Apenas 12% dos funcionários mostraram-se insatisfeitos quanto às práticas de sustentabilidade das empresas onde atuam. O baixo valor consolida a maior conscientização quanto às questões socioambientais.

Empresas devem dar mais atenção à diversidade racial, conclui pesquisa Barômetro Ipsos-CCIFB

A diversidade também foi um tema levantado pela pesquisa Barômetro Ipsos-CCIFB.

O estudo revelou que, de maneira geral, os respondentes consideram estar bem endereçadas algumas questões relacionadas à diversidade dentro das empresas. São elas: diversidade de gênero nas posições de lideranças (63%), diversidade de forma geral (60%), diversidade racial (56%) e diversidade de orientação LGBTQ+ (56%). 

Apesar de bem endereçada na opinião dos executivos respondentes, a diversidade racial é um fator que deveria demandar maior atenção por parte das empresas, indicando que, infelizmente, ainda há favoritismo racial dentro do mercado de trabalho.

CCIFB-SP aplaude Ipsos pelo estudo e estimula diversidade e sustentabilidade nas empresas 

Com uma trajetória de 120 anos, a Câmara de Comércio França-Brasil é a mais antiga câmara de comércio bilateral em atuação no Brasil e a maior câmara francesa da América Latina.

Com mais de 8000 associados e quatro unidades regionais (CCFB-SP, CCFB-RJ,CCFB-MG e CCIFB-PR) a CCI França-Brasil possui uma ampla rede de atuação, estimulando o desenvolvimento das relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, científicas e culturais entre Brasil e França.

A Câmara Francesa parabeniza o Instituto Ipsos pelo estudo e agradece a parceria de longa data. Além disso, a CCIFB estimula a maior diversidade e sustentabilidade dentro das empresas.

Vale relembrar que em seu 120º aniversário, a Câmara Francesa adotou o tema “sustentabilidade: a alma do negócio”, onde teve o prazer de compartilhar o Guia de Ações Sustentáveis dos associados CCIFB e o lançamento de courriers de sustentabilidade no Instagram.

^