Geração Z: cinco passos para reinventar a sua organização

A Geração Z é a definição sociológica para as pessoas nascidas entre 1994 e 2009. De acordo com os sócios Victor Hayashida e Flávia Nogueira, fundadores da Academy FW/10, essa geração veio para questionar radicalmente os valores. Segundo Flávia, eles já estão no mercado de trabalho criando tendências e liderando a chamada “Era do Ativismo”. Para Hayashida conhecer e entender como essa geração pensa e age é essencial. De acordo com ele, empresas, governos e marcas precisam compreender esse fenômeno e se preparar, pois deverão compartilhar as suas decisões com mais de 1,8 bilhão de jovens. Os especialistas participaram de live realizada pela comissão de Comunicação e Marketing no dia 14 de abril.

 

Institucionalizar o propósito de alta ordem é o primeiro passo para desvendar uma enorme quantidade de significado social, sinalizou Hayashida. O segundo passo é encontrar os aliados da marca. Para Flávia, em vez de criar inúmeras campanhas, o objetivo da empresa deve ser criar experiências e serviços baseados em propósitos que sejam tão inspiradores, que criem um exército de defensores. O terceiro passo é entender que as organizações precisam, mais do que ser “cool”, liderar o “cool”. Isso significa, de acordo com os especialistas, que não é mais suficiente para uma marca ser boa, ela também deve ser “cool”, ou seja, deve ter um ótimo design, uma ótima história e objeto de desejo.

 

Para Flávia, o quarto passo é mostrar que a empresa resolve um problema. Em vez de fazer um “anúncio”, por exemplo, para mostrar que a solução desenvolvida resolve tudo, aposte na ligação natural que uma marca pode ter com o consumidor, focando na agregação de valor à vida. O quinto passo é acreditar que as pessoas são as novas mídias, destacou Hayashida. As empresas precisam se certificar, segundo ele, de que a promessa de um determinado produto ou serviço é realmente entregue. Caso contrário, os clientes e a comunidade poderão expor a sua marca a uma retórica vazia e mentirosa, sinalizou.

^