8 atributos fundamentais da liderança

Antes mesmo de 2020, já havia um consenso de que o mundo no século 21 era volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA, na sigla em inglês). Depois do advento da epidemia de Covid-19, esse acrônimo ganhou ainda mais relevância. Segundo uma pesquisa da consultoria Michael Page, 72% dos executivos das grandes empresas estão muito desconfortáveis em não conseguir ver com clareza o futuro imediato.

 

As informações foram trazidas por Gijs van Delft, CEO da PageGroup Brasil, em reunião promovida pela Comissão Mundo Trabalho da Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCIFB-SP) no dia 9 de fevereiro de 2021. A última reunião do grupo foi realizada no dia 13 de novembro de 2020, com o consultor Marcelo Alonso.

 

Segundo Delft, são oito os atributos fundamentais de uma boa liderança: empatia, coerência, escuta ativa, inteligência emocional, saúde, otimismo e foco no cliente. Para ele, a capacidade de delegar responsabilidades e de ser transparente no comportamento são dois exemplos de como essas capacidades funcionam na prática.

 

Para embasar esses atributos da liderança, uma organização deve estar ancorada sobre quatro pilares: cultura sólida, propósito definido, comunicação autêntica e colaboração ativa. O CEO da PageGroup Brasil ressalta ainda um conselho que aprendeu de seu pai: tenha sempre um plano B, na vida pessoal e na vida empresarial.

^