O número de consumidores e empresas preocupadas com questões ecológicas é cada vez maior. Cada vez mais, empresas adotam práticas sustentáveis para preservar o planeta. Alinhada à essa realidade, a Air France, associada da CCIFB-SP, foi nomeada novamente líder da indústria de transporte aéreo pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI), indicativo mais importante do mundo para as práticas sociais e ambientais promovidas pelas empresas.
Pelo décimo quinto ano consecutivo, o Grupo é um dos pioneiros nas categorias Europa e Mundial, e este ano conquistou o primeiro lugar.
” O DJSI está recompensando o trabalho duro e as ações concretas tomadas nos últimos anos por todos os funcionários da Air France, KLM e Transavia, em todas as áreas de atividade, reconhecendo a Air France-KLM como líder no setor”, disse Benjamin Smith, CEO do Grupo.
“O Grupo leva muito a sério sua responsabilidade social e ambiental e busca incansavelmente por melhorias nessa área, tão vital para o nosso planeta, funcionários, clientes e futuras gerações. Devemos permanecer engajados e unir nossos parceiros do setor, pois temos uma responsabilidade compartilhada de melhorar continuamente a sustentabilidade do transporte aéreo”, completou.
A Air France eliminará 21o milhões de itens de plástico de uso único até o final de 2019. Os itens serão substituídos, em todos os voos, por alternativas mais sustentáveis. Além disso, os passageiros receberão produtos feitos de bio-materiais em vez de itens descartáveis de plástico. Esses itens serão distribuídos a bordo, ainda se mantendo de acordo com as regras e regulamentações de saúde.
A aérea francesa também se comprometeu com um pedido firme de 60 aeronaves Airbus A220-300, com mais de 30 opções de compra e 30 direitos de aquisição. O A220-300 gera 20% menos emissões de CO2 do que aviões semelhantes. Além disso, é duas vezes mais silencioso. Desse modo, permite à Air France reduzir sua pegada ambiental. A primeira aeronave deve ser entregue em setembro de 2021. Elas se juntarão à frota de curta e média distâncias de área francesa. Ambas, perfeitamente adequadas para substituir o A318 e o A319.
A companhia também tem o contrato “ECV Green Deal”. Esse contrato serve para estudos demonstração da viabilidade econômica e operacional do uso consistente de biocombustíveis de aviação com produção na França. Isso significa avaliar reservas de resíduos que podem ser convertidas em biocombustíveis para aviação. São exemplos de biocombustíveis óleo de cozinha usado, gordura animal e demais resíduos.
Em junho, a KLM lançou a iniciativa “Fly Responsibly” (Voar com Responsabilidade), comprometendo-se a criar um futuro mais sustentável para o transporte aéreo, em que incorpora todos os esforços existentes e futuros da KLM para melhorar a sustentabilidade em nossas atividades, além de buscar o que pode ser feito com a cooperação de todos do setor.
O objetivo da KLM é pedir aos consumidores que compensem sua participação nas emissões de CO2 de seus voos, assim como as empresas são convidadas a compensar as viagens de negócios através do Programa Corporativo de Biocombustíveis da KLM.
“Estamos satisfeitos com este excelente ranking DJSI, que reflete as muitas iniciativas que a KLM criou para tornar o transporte aéreo mais sustentável. Em 2018, a KLM conseguiu reduzir seu nível total de emissões de CO2, mesmo com o crescimento das operações. Ao fazer isso, a KLM reduziu as emissões de CO2 por passageiro em 17,3% em comparação a 2011. Mas ainda temos muito a fazer em termos de sustentabilidade, que continuará sendo uma área essencial de investimento e inovação para a KLM. Além disso, é importante que as partes interessadas em nosso setor intensifiquem a cooperação e troquem as melhores práticas. Somente trabalhando coletivamente, o setor de transporte aéreo poderá avançar em termos de sustentabilidade”, afirma Pieter Elbers, presidente e CEO da KLM.
A KLM investe em combustível de aviação sustentável desde 2009. No entanto, a promessa da companhia de adquirir 75.000 toneladas de combustível de aviação sustentável a torna a primeira companhia aérea do mundo a comprar a comprar biocombustível em uma escala tão grande. A partir de 2022, esse combustível de aviação sustentável será produzido na primeira fábrica europeia de combustível de aviação sustentável, apoiada pela companhia e que será construída em Delftzijl.
A área holandesa também está trabalhando com a Universidade de Tecnologia de Delft para desenvolver uma aeronave que voe mais economicamente devido à sua forma em V (Flying-V), na qual a cabine para passageiros e tripulação, bem como o porão de carga e os tanques de combustível estão todos amplamente integrados nas assas do avião.
Os índices DJSI Europa e Mundo é calculado em conjunto pelos índices Dow Jones da Standard & Poor’s e pelo gerente de ativos RobecoSAM. Estes, recompensam, respectivamente, as 144 e 318 empresas mais responsáveis. O ranking do DJSI é baseado em uma análise aprofundada do desempenho econômico, social e ambiental de mais de 3.500 grupos internacionais. Além disso, o ranking leva em consideração a avaliação de critérios. Governança corporativa, relacionamento com clientes, política ambiental, condições de trabalho e iniciativas sociais são exemplos.
Fonte: Aeroflap