Cerca de 80% dos brasileiros fazem compras por smartphones, revela pesquisa

Não é novidade que smartphones são o dispositivo móvel favorito dos brasileiros. 

A 30¬™ Pesquisa Anual de Administra√ß√£o e Uso de Tecnologia da Informa√ß√£o nas Empresas da FGV, concluiu que hoje, o pa√≠s possui 230 milh√Ķes de smartphones ativos. A quantidade significativa representa um aumento de 10 milh√Ķes em rela√ß√£o ao ano passado. A pesquisa estima ainda que at√© o final do ano, o Brasil ter√° 420 milh√Ķes desses aparelhos ativos.

A cada dia, o mercado de celulares inteligentes cresce e torna-se indispens√°vel para diversas atividades rotineiras, como por exemplo, as compras online. Assim, termos como ‚Äúmobile first‚ÄĚ e ‚Äúmobile only‚ÄĚ tornam-se cada vez mais comuns.

Para melhor compreender o consumo atrav√©s de smartphones e como as empresas est√£o se adaptando a esse com√©rcio, foi realizada uma pesquisa pelo Instituto Ipsos. A consultoria faz parte das grandes marcas associadas √† C√Ęmara de Com√©rcio Fran√ßa-Brasil S√£o Paulo (CCIFB-SP).

Cresce o n√ļmero de compras por smartphones no Brasil

Para realizar a pesquisa, a Ipsos entrevistou 2 mil consumidores e 500 lojistas brasileiros.

Além disso, três pilares foram analisados durante a pesquisa. São eles: O comportamento dos consumidores na hora de realizar compras através de smartphones; o que mais incentiva ou impede esse hábito e o quanto os consumidores estão atraídos a realizarem compras online através desses dispositivos móveis. 

A pesquisa concluiu que, nos √ļltimos 6 meses, quase 80% dos brasileiros fizeram compras atrav√©s de smartphones.

Já a Global Consumer Insights 2019 da PwC, indicou que o percentual de brasileiros que afirmam realizar compras pelo smartphone, pelo menos uma vez ao mês, em 2019 subiu de 15% para 50%. Esse dado indica que metade dos brasileiros já compra regularmente via celular.

Uma recente pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) também analisou a forma que os brasileiros realizam suas compras online.

O estudo revelou que 86% dos consumidores conectados realizaram ao menos uma aquisi√ß√£o em lojas online nos √ļltimos 12 meses. Al√©m disso, revelou-se que os smartphones foram o meio mais utilizado. De acordo com o estudo, aproximadamente 7 em cada 10 (67%) consumidores utilizaram seus smartphones para fazerem compras.

Lojistas alinhados ao novo modelo de compra

A pesquisa realizada pela Ipsos também revelou que 75% dos lojistas brasileiros estão se adaptando ao modelo de compras por smartphones. Essa adaptação dá-se através da criação de sites responsivos, ou seja, sites que se adaptam à diferentes telas.

A grande quantidade de lojistas já adaptados ao modelo de compras mobile pode ser explicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o Instituto, os smartphones acabam se tornando a opção mais rentável de ter acesso a internet e as redes sociais.

As compras mobile pelas redes sociais é, segundo pesquisas, uma forte tendência, juntamente com o marketing digital B2B. No entanto, esse tipo de compra já uma realidade frequente, conforme revelou a pesquisa da Ipsos.

De acordo com a pesquisa, 43% dos brasileiros fizeram compras pelo celular via redes sociais nos √ļltimos seis meses.¬†

A pesquisa revelou ainda que o ticket médio mensal das compras realizadas via smartphones no Brasil foi o equivalente a R$503,00.

Já a pesquisa do SPC concluiu que 33% dos consumidores entrevistados adquiriram algum serviço via redes sociais em 2018. Desses, 63% mencionaram ter comprado de varejistas nacionais na maioria das vezes.

Consumidores cada vez mais exigentes

Com o acesso à informação na palma da mão, os novos consumidores estão cada vez mais exigentes. Além disso, esses consumidores realizam diversas pesquisas antes de concluírem uma compra. A pesquisa da Ipsos revelou que 66% dos brasileiros acessam sites de compras e serviços, no mínimo, uma vez por dia. A porcentagem, no entanto, é maior que a média global. Essa soma 56%.

No que diz respeito aos brasileiros, a maioria da população é composta pela geração dos millennials, que procuram o que comprar pela internet pelo menos uma vez por dia. 

A geração representa os nascidos entre 1981 e 1998 e já representa mais da metade da população do país. Segundo a pesquisa Millennials РUnravelling the Habits of Generation Y in Brazil, os millennials representam 34% dos brasileiros.

Para acompanhar a demanda e os h√°bitos desses consumidores, 74% dos lojistas brasileiros garantiram que possuem suas vers√Ķes mobile , para smartphones e tablets, otimizadas.¬†

Além disso, 52% dos varejistas afirmaram já estar vendendo produtos e serviços via aplicativos e redes sociais.

Quanto aos lojistas que ainda não possuem seus sites otimizados (40% dos 26% restantes), estes afirmaram que a otimização mobile é prioridade para 2020.

Consolidação do M-commerce brasileiro

Nos √ļltimos quatro anos, a propor√ß√£o de internautas brasileiros que utilizaram o com√©rcio m√≥vel (m-commerce, em ingl√™s) subiu de 41% para 85%. A propor√ß√£o dos chamados consumidores m√≥veis mais do que dobrou, com um ganho de 44 pontos percentuais.

Al√©m disso, cerca de 35% dos pedidos online no pa√≠s (40,3 milh√Ķes) foram provenientes do m-commerce. Os dados constam no relat√≥rio Webshoppers 39 da Ebit|Nielsen.

Segundo o relat√≥rio, o m-commerce foi um dos principais respons√°veis crescimento nominal de 12% registrado pelo com√©rcio eletr√īnico em 2018. O setor faturou R$53,2 bilh√Ķes, com 123 milh√Ķes de pedidos, 11% a mais do que o ano retrasado.

O aumento significativo do n√ļmero de consumidores m√≥veis pode ser explicado pelo fato de os consumidores preferirem comprar via smartphones do que via desktop. Segundo a pesquisa sobre Com√©rcio M√≥vel no Brasil, realizada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box, essa prefer√™ncia est√° relacionada ao alto grau de satisfa√ß√£o do cliente para com a experi√™ncia em m-commerce.

De acordo com a pesquisa, 8% dos consumidores m√≥veis dizem que est√£o satisfeitos ou muito satisfeitos com o com√©rcio eletr√īnico via mobile.

‚ÄúQuem experimenta os smartphones para compras acaba deixando de lado o desktop‚ÄĚ, afirmou o coordenador da pesquisa, Fernando Paiva. ‚ÄúVemos aqui uma consolida√ß√£o do m-commerce no pa√≠s‚ÄĚ, destacou o coordenador.

CCIFB aplaude Ipsos pelo estudo e apoia ascensão do m-commerce com foco em transformação digital 

Fundada h√° 120 anos, a C√Ęmara de Com√©rcio Fran√ßa-Brasil (CCIFB) √© a c√Ęmara de com√©rcio bilateral mais antiga no pa√≠s.

A CCIFB re√ļne mais de 820 associados. Entre seus associados, est√£o presentes grandes nomes franceses e brasileiros, al√©m de marcas de demais nacionalidades.

Representando os mais diversos setores, a C√Ęmara francesa tem como principal miss√£o promover o desenvolvimento das rela√ß√Ķes econ√īmicas, financeiras, comerciais, industriais, cient√≠ficas e culturais entre a Fran√ßa e o Brasil.¬†

Para isso, as unidades regionais da C√Ęmara contam com comiss√Ķes compostas de renomados profissionais no mercado.¬†

Desse modo, a CCIFB aplaude a pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos e vê os dados apresentados pelo estudo como um forte incentivo para empresas possuírem presença mobile otimizada e estarem alinhadas aos novos hábitos dos consumidores, decorrentes da transformação digital.

^