Business Agility: o que é e como implantar na sua empresa

O Business Agility é fazer com que a empresa pense de maneira ágil, efetiva e flexível diante das inovações do mercado. Os principais pilares são: pessoas e valores são mais importantes que processos e ferramentas, entregar valor é mais importante que micro gerenciar, colaboração com stakeholders é mais importante que proteger panelas e responder às mudanças é mais importante do que seguir seus planos.

 

As informações foram apresentadas pelo especialista Raimundo Ramos, facilitador e mentor que atua com foco em pessoas, durante live da comissão de Educação Executiva da Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP), no dia 19 de maio. Ramos destacou a questão da segurança psicológica no ambiente corporativo. Segundo ele, a segurança psicológica faz com que os membros da equipe se sintam seguros para assumir riscos a serem sinceros na frente um dos outros

 

De acordo com Raimundo, a confiança é a principal prerrogativa para um time ágil. Sinalizou, ainda, que a hierarquia tradicional já não faz mais sentido. As decisões são feitas e validadas o tempo todo com toda a equipe multidisciplinar. Desse modo, as metas podem ser atingidas antes do planejado e as entregas incrementadas com melhorias interativas validadas por feedbacks de usuários.

 

Para as empresas grandes que desejam iniciar o Buness Agility, a sugestão do especialista é que seja escolhida uma área específica na organização para iniciar o desenvolvimento da metodologia. O segundo passo, segundo ele, é eleger profissionais “polinizadores” para compartilhar os aprendizados.

^