CCI França-Brasil do Rio faz homenagem à solidariedade na 20ª Edição do Prêmio Personalidade

Evento digital celebrou o lançamento da parceria no projeto Cozinhas Solidárias da Gastromotiva com a CCIFB


A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-RJ) realizou na quinta-feira (03/12) a 20ª edição do Prêmio Personalidade França-Brasil. Por meio de um uma cerimônia digital, o evento marcou os 120 anos de história da Câmara e premiou simbolicamente as empresas patrocinadoras que se uniram em prol da solidariedade: Alstom, BNP Paribas, Crédit Agricole, EDF Norte Fluminense, ENGIE, Gouvêa Vieira Advogados, L’Oréal Brasil, Leroy Merlin, Med-Rio Check-up, Michelin Brasil, Orpea Group, Safran Helicopters Engines do Brasil, Saint-Gobain, Servier, Siqueira Castro Advogados, Subsea 7, Total E&P do Brasil, Veirano Advogados, VINCI Energies e Voltalia Brasil.

Juntas, elas contribuíram para o projeto Cozinhas Solidárias 2021, uma iniciativa da Gastromotiva em parceria com a CCIFB, com a proposta de promover o empreendedorismo e gerar impactos positivos através da gastronomia social. 

Para o Presidente da CCIFB do Rio de Janeiro, Nour Bouhassoun, o Prêmio Personalidade 2020 ressaltou a força dos laços de cooperação e amizade entre França e Brasil, o protagonismo da Câmara nessa história de inspiração e transformação mútuas,  e a importância da responsabilidade social empresarial para gerar ações transformadoras: 

“A força coletiva da Câmara foi, é e continuará sendo crucial face a adversidades, como a pandemia de covid-19, que revelou e ressaltou questões prioritárias e estruturantes para todas as relações, dentro e fora das organizações. Este contexto acelerou as interações entre o setor produtivo, a esfera pública e a sociedade civil para mitigar seus impactos negativos, e ressaltou valores fundamentais: colaboração, solidariedade e sustentabilidade. São esses valores que homenageamos nesta 20ª edição do Prêmio Personalidade França Brasil através da parceria com a Gastromotiva”, pontuou Bouhassoun.   

A Diretora Executiva da CCIFB-RJ, Jaqueline Saad, destacou a gastronomia social como um elemento-chave da economia criativa do Rio de Janeiro:

“Face às crises agudas desencadeadas pela pandemia, os pilares do movimento de gastronomia social revelam-se indissociáveis da realização plena do potencial da economia criativa e solidária em prol do Rio de Janeiro. Nossa ação em parceria com a Gastromotiva é um primeiro passo na construção dessa caminhada.”  

O Projeto Cozinhas Solidárias foi criado durante a pandemia como uma forma de multiplicar agentes de transformação e ampliar frentes para mitigação dos impactos sociais e econômicos da crise. A parceria com a Câmara reforça o empreendedorismo da iniciativa em 2021. Ao todo, mais de 370.000 refeições já foram distribuídas, gerando renda para mais de 50 alunos e ex-alunos da Gastromotiva. 


Parceria Cozinhas Solidárias Gastromotiva e CCIFB

As Cozinhas Solidárias em parceria com a CCIFB contemplarão quatro alunas de cursos da Gastromotiva, moradoras de áreas de vulnerabilidade social. As cozinheiras solidárias terão suporte para produção de refeições a serem doadas em suas comunidades e no entorno, recebendo treinamento, apoio logístico, insumos, orientação para a montagem de um cardápio nutritivo seguindo receitas com influência franco-brasileira, e uma renda mensal. 

Com duração de seis meses, a ação irá impactar positivamente populações nos bairros de Bangu, Pilares, Penha e Jardim Gramacho (Duque de Caxias), através da produção sustentável e doação de mais de 14.000 refeições distribuídas. A iniciativa tem o potencial de mobilizar cerca de 200 voluntários nesse processo. 

A produção exigirá um volume semanal de insumos de aproximadamente 320 kg de alimentos, viabilizados tanto pelos recursos financeiros aportados pela Câmara e suas empresas parceiras quanto por doações provindas do Banco de Alimentos da Gastromotiva.

Durante o período da ação, o volume estimado de alimentos utilizados com aproveitamento total é de 7,6 toneladas, dos quais cerca de 1 tonelada deve ser diretamente salva do desperdício, garantindo mais de milhares de refeições de qualidade.


A Cerimônia Digital do Prêmio Personalidade 2020

O Prêmio Personalidade França-Brasil é um evento tradicional da Câmara do Rio, criado em 2001 e reconhecido por anualmente laurear personalidades francesas e brasileiras que fortalecem as relações entre os dois países nos mais diversos setores. Neste ano, diante dos desafios inéditos do período atual, o Prêmio transformou-se em uma homenagem ao valor da solidariedade em prol do Rio de Janeiro. 

A cerimônia foi feita em formato 100% digital, com apoio da GL events e do Hotel Santa Teresa na sua produção, e a participação de convidadas e convidados especiais. A Chef Flávia Quaresma, que faz parte da história do Prêmio Personalidade e é engajada na gastronomia social, foi a apresentadora do evento.  O coordenador da Comissão Arte de Viver e laureado do Prêmio Personalidade em 2014, Chef Roland Villard, e a Coordenadora do Projeto Cozinhas Solidárias da Gastromotiva, Chef Ellen Gonzalez, estiveram juntos em um bate-papo sobre gastronomia social e o potencial de colaboração da CCIFB nesse contexto.

A Embaixadora da França no Brasil, Madame Brigitte Collet, destacou os 120 anos de atuação da CCI França-Brasil como importante agente nas relações econômicas entre os dois países, lembrando ainda o papel relevante da Câmara de unir empresas em prol da solidariedade. 

“Durante esta crise econômica e sanitária sem precedentes, vocês levaram as empresas a se unir e a resistir à espera de dias melhores. Dessa forma, vocês também demonstram solidariedade. Isso mostra a que ponto as empresas congregadas dentro da CCIFB não são apenas detentoras de conhecimento e inovação, mas também de valores”, afirmou a Embaixadora.  

O evento ainda contou com participações de personalidades laureadas ao longo da história do Prêmio, como o embaixador Marcos Azambuja, a jornalista Ruth de Aquino, o Chef Claude Troisgros, o cirurgião e fundador do Ircad, Jacques Marescaux, o Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, e o fundador da Fundação Gol de Letra, Raí Oliveira. 

Chefs que tradicionalmente participam da idealização e produção do jantar da premiação, como Roberta Ciasca, Frédéric Monnier, Elia Schramm e Jérôme Dardillac, também mandaram suas mensagens. 

A cerimônia foi encerrada com votos de esperança, por um 2021 de solidariedade e prosperidade, e de um joyeux anniversaire à Câmara.


Assista ou reveja a cerimônia do Prêmio Personalidade França-Brasil 2020.

Confira a galeria de fotos:

^