Em seu tradicional Jantar de Fim de Ano, a Câmara de Comércio França Brasil (CCIFB- SP) homenageou o embaixador pela sua contribuição na promoção das relações entre os dois países, comemorou os resultados do ano e celebrou o novo momento envolvendo os laços diplomáticos e políticos entre França e Brasil.
A Câmara de Comércio França Brasil (CCIFB- SP) realizou, no dia 23/11, o seu Jantar de Fim de Ano, ocasião em que se deu também a entrega do Prêmio Personalidade 2022, concedido, neste ano, ao embaixador Sergio Silva do Amaral, em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento das relações entre França e Brasil. O jantar e a premiação reuniram personalidades e lideranças empresariais da comunidade franco-brasileira na Residência Consular da França em São Paulo. No retorno ao formato presencial após a pandemia da Covid-19, o tradicional jantar realizado pela CCIFB- SP ambientou a celebração do fortalecimento das relações comerciais entre França e Brasil ao longo do ano e o novo momento que se apresenta para as relações diplomáticas e políticas entre os dois países.
Anfitrião da noite, o presidente da CCIFB-SP, Pedro Antonio Gouvea Vieira Almeida e Silva, destacou, em seu discurso, que 2022 foi um ano desafiador para todos, marcado pelos impactos da realização das eleições presidenciais no Brasil – o que não impediu, como bem lembrou, que as empresas francesas levassem adiante planos de investimentos vultosos em suas posições brasileiras. “As empresas francesas são o terceiro maior investidor no Brasil em estoque, muito maiores que os investimentos franceses na China. Elas são também os maiores empregadores do Brasil, contando com cerca de 600 mil colaboradores em seus quadros”, ressaltou Pedro Antonio.
Ao comentar a escolha do embaixador Sergio Amaral como Personalidade do Ano, Pedro Antonio destacou a sua longa trajetória profissional, em que se mesclam importantes atuações na administração pública e no setor privado que tem, entre os pontos comuns, as relações entre Brasil e França. Por sua dedicação ao fortalecimento dos laços entre os dois países, Sérgio Amaral recebeu a grand-croix de la Légion d’honneur, uma alta distinção concedida pelo governo francês. Em sua carreira diplomática, Amaral foi embaixador em Paris, Londres e Washington – os principais postos da diplomacia brasileira. Sua extensa atuação pela administração pública incluiu a participação nas negociações da dívida externa brasileira e a passagem por altos postos na administração federal. Amaral foi secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, secretário de Comunicação e porta-voz do presidente da República Fernando Henrique Cardoso e ministro da Indústria e Comércio.
No setor privado, presidiu o Conselho Empresarial Brasil-China e integrou o Conselho do WWF Brasil, além de ter participado dos conselhos das empresas francesas Total e Plastic Omnium e de várias empresas brasileiras. Atualmente, Amaral está associado ao escritório Felsberg Advogados e é membro do Conselho Estratégico da Fiesp.
O dirigente da CCIFB-SP comentou também o trabalho de transformação em curso na Câmara sob sua gestão. “Esta transformação tende a se aprofundar nos próximos anos, sempre buscando sinergias com as demais regionais do Rio, Minas Gerais e Paraná, visando uma Câmara cada vez mais nacional, guardando as particularidades locais”, disse ele. Pedro Antonio comentou que a reforma em curso na CCIFB-SP a reposicionou mais próxima do ecossistema francês, permitindo uma maior colaboração com o Team France Export.
Em seu discurso, o cônsul geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil, exaltou o trabalho realizado pela CCIFB-SP na promoção das relações entre o Brasil e a França e destacou as transformações pelas quais a CCIFB-SP vem passando sob a atual gestão. “Por meio do empenho de todos, sei que conseguirão levar a cabo esta reforma, com uma governança ágil e reforçada, garantindo a unidade nacional da Câmara”, afirmou. O cônsul geral também elogiou “a excelente integração da Câmara com o sistema global de apoio às empresas francesas”.
Yves Teyssier d’Orfeuil agradeceu ainda à Câmara pelo destaque na promoção da atratividade do território francês, contribuindo para atrair investimentos e talentos brasileiros para a França – um tema que, conforme ressaltou, “está no topo da agenda do governo francês há vários anos”. De acordo com o cônsul geral, o comércio brasileiro com a França expandiu-se em mais de 20% nos primeiros nove meses de 2022.
O embaixador Sergio Amaral agradeceu a homenagem feita pela Câmara, que considerou “o coroamento de toda uma trajetória pessoal e profissional que se estendeu ao longo de minha vida e que teve a França e a cultura francesa como uma referência”. O embaixador destacou que seu primeiro trabalho foi atuar como professor da Aliança Francesa. A França também marcou a sua carreira diplomática no início, com sua atuação como terceiro secretário na embaixada brasileira em Paris. Sergio Amaral cumprimentou a CCIFB- SP e o Consulado da França em São Paulo pelos resultados alcançados na promoção do comércio entre os países. “A Câmara é um exemplo das relações comerciais do Brasil com países estrangeiros e tem uma peculiaridade que as outras não têm: o fato de algumas empresas francesas estarem no nosso país há mais de 100 anos”, disse ele.
Novo momento – Pedro Antonio lembrou que um novo governo foi eleito no Brasil. “Não podemos e não devemos apenas torcer para que o governo dê certo. Devemos todos – sociedade organizada e formadores de opinião – sermos ativos nas propostas e pautas para os próximos 4 anos”, destacou. Ele acrescentou que os brasileiros vivem em uma sociedade desigual, pouco inclusiva e diversa. “Acredito no poder público e em políticas públicas. Porém, sem que haja um movimento global das empresas, de organizações não-governamentais, de instituições privadas – inclusive financeiras -, o abismo social, de raça e de gênero que existe atualmente continuará a se aprofundar”, analisou. “É preciso utilizar o progresso da ciência, da tecnologia, dessa nova economia que surge diante de nossos olhos, para que consigamos empreender um verdadeiro processo de inclusão”.
O cônsul geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil, também comentou o novo momento que se apresenta para as relações entre França e Brasil. “Apesar das conturbações que caracterizaram a relação bilateral nos últimos anos, a nova configuração política no Brasil nos oferece novos horizontes”. Ele acrescentou que a CCIFB-SP terá um papel importante a desempenhar nessa nova dinâmica entre França Brasil.
Na visão do embaixador Sergio Amaral, “o futuro que desponta no horizonte” é promissor. Ele destacou que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia dá mostras de poder se tornar uma realidade. Segundo ele, as possibilidades são muito grandes, referindo-se ao novo governo eleito. “Assumir o compromisso de seguir com o desmatamento zero é um turning point, é uma virada em nossa posição ambiental, que abre certamente espaços para avançarmos na ratificação desse acordo”, afirmou.
Agradecimentos – O presidente da CCIFB- SP agradeceu também o apoio das empresas que patrocinaram e apoiaram a realização do Jantar de Fim de Ano:
– Patrocínio Ouro: BNP Paribas, CNP Seguros Holding Brasil e Natixis Corporate & Investment Banking.
– Patrocínio Prata: Air Liquide, Arkema, Atos, Grupo Carrefour Brasil, Edenred Brasil, Mattos Filho, Sanofi e Societe Generale.
– Apoio: Accor, ASGV | Almeida e Silva Gouvêa Vieira Advogados, Axway, BPC Partners Consultoria Contabil Auditoria e Financeira, Crescendo, FM Logistic Brasil, marQ Consultoria, Pinheiro Neto Advogados, Renault, Sitel Group, Tereos e Velours International.
Pedro Antônio também agradeceu ao Cônsul Geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil, e a sua esposa, Marie-Noël, por permitirem a realização do evento na Residência Consular da França em São Paulo.