Colaboração França-Brasil para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

No dia 16 de maio, a CCI França-Brasil do Rio de Janeiro participou de um encontro com a equipe de Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da ANP, ao lado de representantes da Total E&P do Brasil e do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS).

A iniciativa teve como objetivo apresentar o CNRS –  entidade pública e carro-chefe da pesquisa científica da França – e sua atuação no Brasil / Cone Sul, que integra uma parceria com a CCIFB iniciada em 2017. Essa parceria é pautada em especial na bem sucedida experiência de colaboração entre o CNRS e algumas das maiores multinacionais francesas – a exemplo do Grupo Total – e no interesse em avaliar oportunidades de cooperação com filiais implantadas no Brasil.

As apresentações foram seguidas de uma conversa com o Superintendente Alfredo Renault e a Diretora  de P&D da Total E&P do Brasil, Isabel Waclawek, à luz da Cláusula de PD&I presente nos contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural – que determina que as empresas petrolíferas invistam o equivalente a 1% da receita de produção em projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, realizados no Brasil.

O Superintendente ressaltou a “grande avenida de colaboração” que pode ser vislumbrada integrando as experiências de todos os envolvidos, com visão de longo prazo e projetos estruturantes no eixo França-Brasil, que se traduzam em inovações para empresas – fomentando parcerias entre grandes, PMEs e startups – e no enriquecimento da pesquisa científica no Brasil.

 

 

^