Como promover a saúde mental e física de colaboradores na pandemia

Live da Comissão de Saúde e Comissão de RH debateu gestão focada em proteger a saúde, promover hábitos saudáveis e fornecer acesso a cuidados. Conheça ações desenvolvidas nas empresas e as orientações de especialistas


A pandemia trouxe impactos sociais, econômicos e sanitários responsáveis por profundas mudanças ainda em curso nas relações, nos hábitos e na percepção de realidade da população. Nas empresas, a preocupação com a saúde de funcionários e o equilíbrio produtivo das atividades alterou programas e fez surgir novas ações para atender esse cenário e seus desafios. Para debater o tema, membros da Comissão de Saúde e da Comissão de RH da CCIFB-RJ reuniram-se no dia 21 de julho com especialistas e representantes das empresas EDF Norte Fluminense, Laboratórios Servier e Safran Helicopter Engines, em uma live focada na promoção da saúde mental e física de colaboradores. 

“Toda vez que estamos diante de uma mudança nosso corpo reage por meio do excesso de hormônios, como adrenalina e cortisol, afetando fortemente o comportamento das pessoas”, alertou o Dr. Gilberto Ururahy, Diretor-Médico da Med-Rio Check-up e Coordenador da Comissão de Saúde, ao abrir o encontro. 

Garantir a segurança e promoção da saúde são objetivos em comum compartilhados entre os profissionais participantes. Ações como testagem de funcionários, fornecimento de EPIs, sistema de higienização reforçado, apoio ao home office, transporte e alimentação de equipes de forma segura são exemplos de medidas urgentes tomadas. Mas como sair do contexto de urgência e promover de maneira regular a saúde mental e física dos colaboradores em meio à pandemia?

 

Vínculo e pertencimento 

O sentimento de pertencimento e proximidade com a organização tem sido essencial para enfrentar os desafios e promover a saúde de colaboradores. Na Safran HE, programas com acompanhamento médico e psicológico têm gerado bom retorno para empresa. 

“Implementamos muita coisa em pouco tempo. Tivemos que comunicar muitas ações. Isso gerou um primeiro momento de aprendizado. Queremos priorizar o vínculo do funcionário com a empresa. Para isso, implementamos um serviço médico muito próximo de nossos colaboradores. No aspecto da saúde mental, temos apoio de uma assistente social e de uma força tarefa formada por diferentes pessoas do Grupo para acompanhar os funcionários e seus familiares, com ligações semanais feitas para entender as condições das pessoas em casa e como estão lidando com a crise”, contou Pascaline  Dalby, responsável pela área de Recursos Humanos da Safran e Coordenadora da Comissão de RH da Câmara.

 

Colaboradores próximos da organização

Na EDF Norte Fluminense, aproximar funcionários e empresa também é prioridade neste momento para promover a saúde e produtividade. Hugo Fumian, Coordenador de QSMA na companhia, contou como redesenhou o programa “Energia para Transformar”. Com apoio do grupo “Movimentando para a vida”, a iniciativa foi reestruturada para atender os desafios e demandas da pandemia. 

“Começamos a proporcionar encontros virtuais voltados para saúde física e emocional. A ideia é não estressar o funcionário com mais uma atividade, mas poder proporcionar pequenas doses de endorfina para que ele possa encarar os desafios do dia. Temos ativações na parte da manhã e à tarde, como meditação e respiração guiada. Também incluímos palestras semanais com equipe de psicólogos e médicos para abordar questões sobre o vírus e o enfrentamento em casa das dificuldades encontradas. Às sextas-feiras, cafés e encontros online, com a participação de todos da diretoria e do presidente do grupo, para um bate-papo leve, têm se tornado um o momento para aproximar mais os funcionários e a empresa. Nosso monitoramento com a saúde é diário”, compartilhou. 

 

O cuidado continua em casa

Por meio de valores muito presentes na companhia relacionados ao cuidar e comprometimento com bem-estar, os Laboratórios Servier também têm adotado ações e programas para reforçar o sentimento de pertencimento junto aos colaboradores. 

“Temos um programa para atendimento dos funcionários e seus familiares através do apoio emocional desenvolvido por times de psicólogos, em formato de total confidencialidade. Estimulamos o autoconhecimento e a percepção da realidade, com salas online especiais onde estamos observando uma boa adesão. Também proporcionamos lives para bate-papos descontraídos e momentos para relaxar. A ideia é fortalecer o sentimento de pertencimento tão importante no momento”, contou Rosemary Dourado, Gerente de Administração de Pessoal e Benefícios nos Laboratórios Servier do Brasil.

A Servier também buscou abordar nas lives temas mais amplos de interesse dos colaboradores. “Saúde financeira foi um tema muito procurado, por isso fizemos palestras com especialistas sobre previdência privada, dicas de finanças e análises do atual cenário da economia. Tivemos a  participação de 450 funcionários, mais de 60% do nosso efetivo.” 

 

5 dicas para sua empresa promover a saúde de colaboradores

“O período para as empresas é o de promover saúde e prevenir comportamentos negativos por meio de suporte social e psicológico. É também o momento das soluções criativas e rápidas para ultrapassarmos a crise econômica, de liderar com coração, e de colocar em prática programas e ações”, avaliou Rita Passos, Diretora de Negócios e Serviços ao Cliente da CGP Brasil. 

Integrar estratégias de gestão para proteger a saúde mental, promover hábitos saudáveis e fornecer acesso a cuidados é a recomendação da especialista para as empresas.  Veja algumas orientações para desenvolver essa integração: 

– Informar de forma eficaz e transparente.

– Realizar uma comunicação que forneça informações sobre todos os integrantes do time.

– Fazer uma gestão de performance com metas realistas dentro dos aspectos atuais.

– Capacitar para o novo contexto.

– Avaliar políticas para apoio às famílias e de prevenção a casos de violência e assédio. 

^