Como ter um escritório moderno de sucesso e o que diz a lei para o home office

No retorno às atividades das comissões, a CCIFB-SP recebeu as palestrantes Cláudia Andrade, Flavia Albieri e Mariana Pedroso para debaterem sobre os escritórios modernos, home offices e os aspectos legais para estes modelos de trabalho.

O encontro foi promovido pela Comissão conjunta Jurídica e do Mundo do Trabalho. “Nunca antes o ambiente de corporativo teve um papel tão importante para as organizações como tem hoje. O espaço físico não é mais só olayout, ele precisa ser adaptável às novas dinâmicas de trabalho”, explica Claudia Andrade, diretora do escritório Athiê Wohnrath.

Outra tendência para os escritórios modernos é o gerenciamento de produtividade por resultados e não mais o controle de horário, por exemplo. Além disso, foi explicado que as empresas precisam saber trabalhar com a diversidade e com diferentes gerações.

Flavia Albieri contou o case da Insud Pharma, onde atua como Head em Recursos Humanos. “A empresa começou há dois anos e meio com 8 pessoas, em um lugar super apertado. Com o crescimento, tivemos que adequar o espaço para melhorar a produtividade e hoje temos uma equipe de 140 colaboradores, sendo 35 fixos no escritório, em São Paulo”.

Por fim, Mariana Pedroso, responsável pela área de Direito do Trabalho da Chenut Oliveira Santiago Advogados, falou sobre a regulamentação para o home office, referido na legislação como teletrabalho. Temas acerca de como o judiciário vai tratar as horas extras, as doenças do trabalho e as alterações de contrato de presencial para home office e vice-versa são os principais desafios da nova lei.

^