Compromisso com a sustentabilidade: conheça o Prêmio VINCI de Meio Ambiente

Projeto levou energia limpa e renovável para região das Ilhas do Tucuruí (PA), alavancando a qualidade de vida local

 

A VINCI Energies gera não só valor econômico, como valor ambiental. Como signatária do Pacto Global das Nações Unidas, a empresa é comprometida a melhorar os desempenhos energéticos e ambientais de infraestruturas por meio de inovações oriundas da ecoconcepção. Por meio de metas fortes, a VINCI se posiciona como agente da mudança sustentável para trabalhar junto a seus subcontratados, fornecedores e clientes pela redução dos impactos causados ao meio ambiente.

De acordo com Xavier Huillard, CEO da VINCI, “Nossa ambição ambiental é um símbolo poderoso de nossa mobilização coletiva em direção à construção de um mundo mais sustentável.”

Uma das principais iniciativas desenvolvidas pelo Grupo a nível global foi o Prêmio VINCI de Meio Ambiente, voltado para o reconhecimento e estímulo ao desenvolvimento de projetos sustentáveis em três grandes áreas: Proteção dos Ambientes Naturais, Economia Circular e Transição Climática. Todas as iniciativas inscritas no Prêmio evidenciam o comprometimento com a sustentabilidade. Dentre elas, destacamos o projeto das Ilhas do Tucuruí, desenvolvido pela Omexom, uma das marcas do Grupo no Brasil.

O projeto consistiu na implementação de 1.408 sistemas SIGFI para levar energia limpa e renovável à região das Ilhas do Tucuruí, alavancando a qualidade de vida das comunidades locais e trazendo mais de mil famílias do século 19 para o século 21. A implementação dos sistemas permitiu a redução do consumo de diesel e da poluição sonora, o acesso à iluminação em residências e escolas, a preservação de alimentos através da refrigeração e a eliminação da queima de querosene. 

Otimizando recursos e minimizando impactos ambientais, a VINCI Energies é orientada por práticas sustentáveis e assume o compromisso do crescimento verde.

^