Conheça as principais etapas para adequação das empresas à LGPD

Comissões Jurídica e Digital reuniram especialistas em evento para abordar os principais desafios nas organizações 

 

Em um período de transformação digital intensificado pela pandemia de Covid-19, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) traz mudanças importantes para as empresas, que seguem atentas a planos de adequação já que a partir de agosto deste ano passam a valer sanções por seu descumprimento. Para debater o tema, as Comissões Jurídica e Digital promoveram um webinar com especialistas da área na última quinta-feira, 15 de abril.

Ana Paula Tavares, CEO da Agência Aporama Marketing Digital, introduziu o debate ao abordar as conexões entre a era big data e a criação de mecanismos mais rígidos de proteção de dados, lembrando que 90% de todos os dados do mundo foram criados nos últimos três anos.

Para ela, a partir de tecnologias cada vez mais avançadas para gerar informação, conhecimento e inteligência, a LGPD “visa estabelecer critérios e limites para o tratamento de dados pessoais, e criar regras de como as organizações devem coletar, armazenar e compartilhar os dados de usuários.”

Camila Lefèvre, sócia responsável pela área de Tecnologia e Comunicações do Vieira Rezende Advogados, lembrou a importância da atuação de equipes multidisciplinares nas empresas, principalmente nas fases de adaptação diante das adequações exigidas.

A advogada destacou dois aspectos principais da LGPD. O primeiro relacionado à parte técnica, que exige a criação de mecanismos para prover sistemas protegidos contra ataques cibernéticos. E o segundo referente à avaliação jurídica, que irá apontar se a coleta, o uso e armazenamento de dados por parte de empresas está de acordo com as normas legais. “O trabalho é em conjunto entre especialistas da área de tecnologia e jurídica”, pontuou. 


4 etapas para jornada de adequação de empresas à LGPD

Alexandrine Brami,  CEO & Co-Founder Lingopass e DPO (Data Protection Officer), compartilhou um caso prático de plano de adequação à LGPD aplicado em uma empresa do setor de educação. Confira as principais etapas listadas pela especialista: 

-Sensibilização e capacitação de todos da empresa: promoção de palestras, webinars e workshops.

– Avaliação (Assessment): inclui listar  e avaliar todos os dados da empresa — origem, finalidade, acessos, embasamento legal, consentimento e níveis de proteção.

– Governança: etapa com atuação multidisciplinar por meio de DPO/CISO para auditoria e controle.

– Contratos: revisão de termos de uso, contratos de trabalho com fornecedores e análise de riscos. 

 

Perdeu a live da Comissão Jurídica e da Comissão Digital? Faça seu login de associado e acesse nossas Publicações.

^