Bureau Veritas vê crescimento de 95% em Power & Utilities

O setor de Power & Utilities (energia e utilitários), passa por um momento de intensa transformação digital. Essa transformação é proveniente do avanço da tecnologia e por demandas da sociedade atual, cada dia mais exigente e preocupada com o meio ambiente.

Cada vez mais, empresas do setor, composto basicamente pelo setor de água, gás e energia, procuram formas de modernizar suas atividades. Essa modernização já é possível graças à Inteligência Artificial e tecnologias disruptivas, permitindo um melhor atendimento ao consumidor. 

Estudos da McKinsey apontaram que investimentos em transformação digital realizados no setor de Power & Utilities já possibilitaram a redução de até 25% em despesas operacionais. Além da lucratividade nas operações, os investimentos no setor também proporcionaram um aumento de performance entre 20% e 40%, especialmente no que diz respeito à segurança e satisfação do consumidor.

Mercado de Power & Utilities no Brasil

O setor de Power & Utilities é um dos mais importantes no Brasil. Sua matriz energética possui variadas fontes de energia, sendo a principal proveniente das usinas hidrelétricas. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), mais de 60% do total da energia consumida no Brasil vêm de usinas hidrelétricas.

Porém, o país ainda é um dos mais fechados do mundo quanto à abertura do mercado de energia, quando comparado à países mais desenvolvidos. Hoje, com a Lei do Mercado Livre, criada há 24 anos, a abertura do mercado de energia já é realidade para clientes que consomem mais de R$850 mil ao ano em energia. A Lei do Mercado Livre já é responsável por 30% da energia elétrica comercializada no Brasil. Só nos últimos 16 anos, a Lei trouxe uma economia de R$118 bilhões para os consumidores brasileiros. A livre concorrência proporciona um barateamento de custos para o consumidor final. 

Alinhada à recente realidade do mercado de Power & Utilities brasileiro, a Bureau Veritas não mediu esforços para investir no setor.

Bureau Veritas dobra faturamento da área de Power & Utilities no Brasil

No último ano, o Grupo Bureau Veritas dobrou o faturamento da área de Power & Utilities no país. O Grupo é responsável por indicar padrões de qualidades na produção, comercialização e respeito ao meio ambiente por parte de empresas de todo o mundo.

 Com crescimento de 95%, o setor de Power & Utilities corresponde a 13% dos negócios da empresa. Além disso, o crescimento do setor fez com que o grupo atuasse nas cinco regiões do Brasil, atendendo, portanto, a mais da metade da população brasileira.

O crescimento do setor foi resultado da assinatura de novos contratos e da expansão de parcerias já vigentes do Grupo.

Bureau Veritas une tecnologia à Power & Utilities

O Bureau Veritas realiza o monitoramento e a gestão de sistemas elétricos. Desse modo, atua à frente de diversas operações de concessionárias. O grupo francês realiza desde relações com o consumidor final, como novas ligações de energia e atendimentos emergenciais, até serviços de manutenção, como gestão e controle de vegetação e leitura, inspeção e renovação do parque de medidores de energia elétrica e gás.

Além disso, a empresa é responsável por realizar o cadastramento de ativos e controlar perdas de energia na medição da inadimplência.

No entanto, com a crescente evolução da automação, organizações do ramo de energia têm analisado os hábitos de consumidores e perceberam que estes tendem a estar cada vez mais multiconectados.

Além disso, estudos revelaram que uma das tendências atuais é o desenvolvimento de aplicativos para dar aos clientes controle sobre o uso de energia ou até mesmo monitorar a utilização de recursos em tempo real.

Alinhado às tendências, o Bureau Veritas conta com softwares próprios para realizar o gerenciamento dos serviços executados e georreferenciar ativos como postes e transformadores. 

A companhia conta ainda com o auxílio de drones para realizar a leitura de medidores de energia e inspecionar as redes elétricas. Esses drones auxiliam a área de Power & Utilities da empresa uma vez que conseguem alcançar áreas de risco e áreas de difícil acesso.

O uso combinado dos softwares com os drones possibilita, ainda, uma análise automática de dados, aumentando, assim, a assertividade e a eficácia das inspeções.

Outros equipamentos usados pelo Bureau Veritas com as distribuidoras são serras hidráulicas e cestos aéreos para a poda de vegetação, garantindo ergonomia e segurança ao colaborador, além de qualidade no atendimento.

O Bureau Veritas

O Grupo Bureau Veritas é líder mundial em serviços de Teste, Inspeção e Certificação (ITC). Sediada em Paris, na França, a empresa faz parte dos associados da Câmara de Comércio França Brasil São Paulo (CCIFB-SP).

O Grupo tem como missão atender aos anseios da sociedade e as novas relações de consumo. Desse modo, apoia seus clientes através de sua experiência e conhecimento no desenvolvimento de operações mais sustentáveis. Esse apoio, no entanto, é realizado através de produtos e serviços que respeitam o meio ambiente, as legislações e os consumidores.

Alinhado à era digital, digitalizar processos também faz parte dos negócios do Grupo. Portanto, o Bureau Veritas atende ao desafio de transformar dados em informações que possibilitem tomadas de decisões mais rápidas e seguras, tornando seus clientes ainda mais competitivos.

Com mais de 190 anos de experiência, o Bureau Veritas tem forte presença no Brasil. Além da presença nas quatro regiões do país, conta com mais de 4 mil colaboradores e 45 laboratórios e escritórios no Brasil.

CCIFB comemora crescimento de Power & Utilities no Brasil

Há 119, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) reúne mais de 800 associados, entre empresas francesas e brasileiras. Sua principal missão é promover o desenvolvimento das relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, científicas e culturais entre a França e o Brasil. 

Para isso, as unidades regionais da CCIFB contam com diversas comissões. Cada comissão é liderada por uma equipe de profissionais com vasta experiência no mercado. 

Desse modo, a CCIFB-SP comemora os benefícios da transformação digital para o setor de Power & Utilities. A Câmara Francesa no Brasil também aplaude o maior investimento de sua associada no setor.

Além disso, a CCIFB vê o investimento da Bureau Veritas como uma oportunidade para outras empresas, tanto francesas quanto de outras nacionalidades, investirem no setor energético brasileiro, beneficiando todos os envolvidos.

^