Empreendedorismo na França: Como conseguir o visto de empreendedor e quem tem direito?

Em uma era onde inovar é o segredo para manter-se ativo no mercado de trabalho, mudar-se para países como a França, e apostar no empreendedorismo é o sonho de muitos.

No caso dos brasileiros, essa realidade não é diferente. Dados da Receita Federal apontaram que , só em 2018, 22,4 mil brasileiros entregaram a declaração de saída definitiva do país. Já dados do Consulado-Geral do Brasil em Paris, estimam que 60 mil brasileiros vivem atualmente na França.

Além disso, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor do ano passado, 52 milhões de brasileiros em idade produtiva estavam envolvidos com alguma atividade empreendedora no período.

Mercado em busca de novos negócios

Na incessante busca por novos clientes e otimização dos serviços, é possível notar uma crescente demanda por novos negócios.

Segundo a pesquisa “Expectativa para a economia e para a empresa”, realizada pelo Sebrae, 67% dos empreendedores estão bem otimistas, e acreditam que 2019 seja o ano do empreendedor.

Empreendedorismo na França já é realidade

Desde 2017, tornou-se mais simples para brasileiros buscarem o empreendedorismo na França. Desde o início de seu mandato, o presidente Emmanuel Macron vem adotando uma política de incentivo às startups e empreendedores.

Alinhado à essa política, foi inaugurada na França a Station F. A Station F é reconhecida como a maior instalação de startups do mundo.

“Quero que este país se abra à disrupção e a esses novos modelos”, declarou Macron em entrevista à Forbes. O presidente da França disse ainda acreditar que a verdadeira reforma partirá dos empreendedores.

O crescimento de brasileiros ativos no empreendedorismo ao redor do globo pode ser observado através de uma pesquisa realizada pelo Ministério das Relações Exteriores. A pesquisa, realizada em 2017, revelou que no período já existiam 20 mil micro e pequenos empreendimentos formais de brasileiros no mundo. Desses, 1,320 desses empreendimentos estariam localizados na França.

Visto empreendedor francês

Com o objetivo de facilitar a contratação de estrangeiros por empresas francesas e de incentivar o empreendedorismo na França, o governo francês lançou em 15 de junho de 2017 o French Tech Visa.

O French Tech Visa é um procedimento simplificado para a obtenção de visto. O programa é voltado para a área tecnológica.

Inicialmente, apenas  fundadores de startups, empregados e investidores podiam solicitar o French Tech Visa. Em março de 2019, o French Tech Visa também foi disponibilizado para talentos digitais estrangeiros.

Segundo o Ministro de Estado do Setor Digital, Mounir Mahjoubi,a capacidade de atrair os melhores perfis internacionais é uma alavanca fundamental para o desenvolvimento das startups francesas.

Aqueles que desejam empreender fora da área de tecnologia, não poderão solicitar o French Tech Visa. Porém, essas pessoas poderão pedir um visto de empreendedor na França, chamado “Passeport Talent”. Entretanto, o processo será um pouco mais demorado.

Tanto o French Tech Visa quanto o Passeport Talent são válidos por 4 anos e permitem que familiares morem e trabalhem na França. Para tal, é necessário que seja solicitado à polícia local francesa uma autorização de residência plurianual.

Documentos necessários para solicitar o visto de empreendedor francês

Os documentos necessários para solicitar qualquer tipo de visto empreendedor francês são:

1) Passaporte com validade de até 3 meses após o visto expirar;

2) Certidão de nascimento com tradução juramentada;

3) Certidão de nascimento com tradução juramentada;

4) Comprovante de residência.

Para solicitar o visto de empreendedor como fundador de uma empresa (Talent Passport – new business) , são necessários:

1) Certificado de mestrado ou comprovar no mínimo 5 anos de experiência profissional;

2) Ter um plano viável para abrir um negócio na França;

3) Investimento mínimo de 30 mil euros no negócio;

4) Recurso financeiro mínimo equivalente ao salário mínimo na França. Este ano, o SMIC equivale a 18.254,60 euros por ano.

Já para aqueles que desejam iniciar o empreendedorismo na França como investidor (Talent Passport – business investor), será necessário:

1) Comprovar que está criando, protegendo ou se comprometendo a criar ou proteger empregos nos 4 anos seguintes ao investimento;

2) Estar investindo ou se comprometer a investir, no mínimo, 300 mil euros em ativos fixos tangíveis ou intangíveis.

Solicitação de visto empreendedor francês

Aqueles que desejam iniciar ou contribuir para o empreendedorismo na França, deverão solicitar o visto de empreendedor no Consulado da França.

Aqueles que já moram no país, deverão se dirigir à prefeitura de suas respectivas cidades e pedir a mudança de autorização de residência (titre de séjour). Essa mudança deverá ser solicitada até 2 meses antes do titre de séjour expirar.

O tempo para conseguir o visto de empreendedor na França varia conforme o  local onde é feito o pedido. Em geral, ele demora menos de 4 meses para ficar pronto.

Comissão de Startups da CCIFB vê empreendedorismo na França como oportunidade para estrangeiros

Fundada há 119 anos, a Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB) reúne mais de 800 associadas, entre empresas francesas e brasileiras.

A CCIFB visa estreitar relações entre a França e o Brasil. Como por exemplo, as relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, científicas e culturais.

Segundo Sandrine Ferdane, presidente da CCIFB, a França tem forte presença no país. De acordo com a presidente da Câmara de Comércio, existem no Brasil 800 empresas francesas, que dão empregos a cerca de 500 mil pessoas.

Nesse contexto, a Comissão de Startups da CCIFB vê o empreendedorismo na França como uma oportunidade para aqueles em busca de abrir o próprio negócio fora do país.

A Comissão de Startups da Câmara de Comércio França-Brasil tem como missão fomentar o ecossistema de inovação e empreendedorismo brasileiro através da aproximação com a comunidade de empresas e empreendedores franceses, dentro do contexto da transformação digital.

^