Estudo Ipsos: Empresas engajadas têm a preferência dos clientes

Oito em cada dez brasileiros dizem preferir empresas que apoiam causas. É o que aponta um estudo encomendado ao Instituto Ipsos pela consultoria Cause, ESPM e Instituto Ayrton Senna. O estudo do associado da CCIFB-SP concluiu que 77% dos entrevistados aceitam o marketing de causa. Esse tipo de marketing, no entanto,contribui para a melhoria do mundo. Segundo a diretora de reputação corporativa da Ipsos, Maianí Machado, aderir a uma causa, nos dias de hoje, é muito mais do que uma mera ação de marketing.

Estudo Ipsos mostra a necessidade de as empresas impactarem positivamente a sociedade

A pesquisa foi realizada em setembro deste ano com 1.200 brasileiros de classe A, B e C. O resultado mostrou que as empresas precisam gerar impacto positivo na sociedade. As causas mais citadas entre os entrevistados foram: Combater a fome e a pobreza (79%), proporcionar água potável e saneamento básico para todos (69%) e oferecer educação e oportunidades de aprendizagem (63%)”.

“O mundo não precisa de mais propaganda, precisa é de mais propósito”

Os entrevistados afirmaram que se sentem motivados a aderir também a causa se a ação for divulgada na mídia (71%); se o valor do produto não for aumentado (70%); a ação precisa ser alinhada aos valores da empresa (66%); ser conduzida por uma marca que o entrevistado confia (65%); ser apoiada por uma ONG reconhecida (59%); ser recomendada nas redes sociais (59%); beneficiar uma causa que seja importante ao entrevistado (58%); ser conduzida por uma marca que o entrevistado admira (51%); precisa ser recomendada por amigos/familiares (49%); precisa ser apoiada por uma pessoa famosa (37%).

“Propósito não é vender mais; é ser mais importante na vida das pessoas”

Além disso, os respondentes disseram que as marcas precisam impactar a cadeira de valor. Reduzindo o impacto ambiental (58%); promovendo campanhas de doações (39%); garantindo direitos de homem e mulher (33%); ter programas de diversidade e inclusão (30%).

^